O Trabalho em HTML
O trabalho deve ser um hipertexto na
linguagem html. Procure fazer um trabalho
diferenciado onde a diferença esteja na qualidade do conteúdodo.
O objetivo é realizar um
trabalho sobre um tema escolhido que forneça um conteúdo de boa qualidade
técnica. Os recursos providos pelo hipertexto podem e devem ser usados. Os recursos do hipertexto devem facilitar e tornar agradável a leitura
do trabalho. Os recursos do hipertexto não substituem nem alteram a qualidade
do conteúdo do trabalho. Existem técnicas específicas para o uso dos recursos
(cores, fundos, tipos de letra, efeitos especiais, etc.) e normalmente requerem
profissionais habilitados para esta finalidade. O uso correto dos recursos
ressalta, valoriza e individualiza um trabalho. No entanto, o uso exagerado ou
mal feito torna o trabalho inexpressivo e pode até comprometer o interesse do
leitor pela sua leitura.
Considerações sobre
autoria
A Internet pode ser vista como um
grande banco de dados que possui inúmeras informações sobre diversos assuntos.
Provavelmente, existem disponíveis na Internet diversos trabalhos sobre os
temas dos trabalhos solicitados na disciplina. Caso as fontes sejam confiáveis,
a consulta a Internet é de grande valor e serventia para a realização dos
trabalhos. No entanto, copiar trabalhos
é plágio e não é permitido. Usar o artifício de “copiar/colar” e depois
indicar nas referências o trabalho original de onde se fez a cópia, não
justifica a cópia e nem elimina a caracterização do plágio. Todo texto copiado deve constar entre aspas indicando precisamente
os autores do texto copiado.
As figuras, os gráficos e as tabelas que forem cópias devem em suas legendas “extraídas do trabalho xy
em html:\\www.deondecopi.ei”. Se forem alteradas
ou traduzidas deve constar “adaptadas do
trabalho xy em html:\\www.deondecopi.ei”.
Deve ser ressaltado que para se copiar uma figura, um gráfico ou uma tabela não
basta citar a origem na legenda, mas deve-se obter a autorização de cópia dos
autores.
Considerações técnicas
1- O trabalho será disponibilizado no
sítio do GTA que possui um servidor Linux que faz diferença entre letras
minúsculas e maiúsculas. Portanto, sugere-se nomear os diretórios e arquivos
com letras minúsculas sem acentuação evitando caracteres especiais.
2- Será fornecido o nome do diretório do grupo do
trabalho. O trabalho deve ser entre em um diretório de mesmo nome. Este
diretório será depois copiado integralmente para uma outra região. Portanto, as
referências aos arquivos do trabalho devem levar em consideração este fato.
3- Para facilitar o trabalho do
professor que disponibilizará o trabalho na página do GTA, os trabalhos devem
ter como página inicial um arquivo denominado index.html. Desta forma, o
navegador procurará automaticamente este arquivo. Isto evita que o professor
procure a página inicial
do trabalho. Ressalta-se que a dificuldade advédo fato de ser comum trabalhos com
páginas iniciais nomeadas inicio, primeira, home, titulo ou o nome do trabalho
(tipo wlan.htm).
4- Os trabalhos devem rodar em qualquer
navegador como por exemplo: firefox, crome, explorer etc. Rodar
corretamente no Explorer não significa que o trabalho vai funcionar
corretamente com outros navegadores.
Considerações de
redação
1) Existem diversos corretores
ortográficos de uso gratuito. Assim, não é admissível erro ortográfico no trabalho.
Erros ortográficos que são facilmente detectados por ferramentas disponíveis
sinalizam desleixo;
2) Escreva em português. Evite usar palavras em
outra língua. Sugere-se que as palavras em outra língua, quando indispensáveis,
sejam usadas em itálico;
3) Ao usar siglas e acrônimos, não deixe
de indicar por extenso o seu significado, pelo menos na primeira vez que
aparecem;
4) As figuras e tabelas são numeradas e possuem
títulos. Os títulos são pontuados segundo a gramática da língua portuguesa. Os
títulos devem ser suficientemente claros para permitir o entendimento da figura/tabela
sem que o leitor necessite recorrer ao texto. Devem ser evitados títulos
curtíssimos tais como “A arquitetura, O modelo, O protocolo etc.”
5) Procurar uma harmonia espacial das figuras e
tabelas que não devem ser muito grandes (com pouco conteúdo e muito espaço
vazio) nem serem pequenas demais com textos ilegíveis. Os espaçamentos antes e
depois das figuras/tabelas também devem ser equilibrados.
Considerações de
apresentação e navegação
1) o trabalho é um hipertexto. A
navegação deve ser levada em conta de forma a facilitar o leitor. Na maioria
dos casos, a redação do trabalho em editor de texto convencional e sua simples
passagem para um arquivo html não é a melhor maneira
de se aproveitar os recursos providos pelo hipertexto.
2) os recursos do hipertexto são inúmeros,
mas devem ser bem usados. Saiba usar e não exagere.
a. as cores devem ser bem usadas visando
o conforto do leitor. As cores passam informações. Existem cores quentes,
frias, chamativas etc. As cores do sinal (vermelho, amarelo e verde) não foram
por acaso. Recomenda-se a visita a alguns sítios profissionais e que se repare
nas cores usadas. Procure não ser muito diferente se não tiver algum
conhecimento sobre o uso das cores. Não tente ser diferente se a diferença
caminhar para o exagero e atrapalhar a leitura.
b. os tipos e tamanho de letra devem
facilitar a leitura. Lembre-se que você pode achar uma letra bonita mas nem
sempre é a mais conveniente para a leitura.
c. o fundo, se existir, deve ser
apropriado. Fundos com cores e grafismos que dificultam a leitura devem ser
evitados. O trabalho não é um quadro para ver visto, mas um texto técnico para
ser lido. Evite fotos pessoais e paisagens que nada possuam em comum com o
trabalho.
d. recursos especiais podem servir para
chamar a atenção do leitor. Recursos especiais não devem distrair o leitor. O
trabalho é para ser lido e passar uma informação, não é um jogo de videogame
para distrair o leitor. A atenção do leitor deve ser atraída e não distraída.
Nenhum recurso especial consegue “salvar” um trabalho sem conteúdo.
e. recomenda-se o uso de botões que
facilitem a leitura. Por exemplo, botões no início e no final da página para a
próxima página e/ou a anterior podem facilitar o leitor. Normalmente o trabalho
é lido em seqüência e não é agradável depois de ter lido toda uma página o
leitor ter que usar o elevador para ir até o seu início para depois conseguir
ir para a próxima página.
f. links para as referências, para outras
partes do trabalho, ou para outros sítios complementares são incentivados.
Considerações de
formato
1) todo trabalho, na sua primeira
página, deve ter o título do trabalho, o(s) autor(es), o nome da disciplina e
período escolar, o curso, o departamento, o resumo do trabalho e "a frase
de autoria" do trabalho legível no pé da página. O resumo deve indicar
fielmente o conteúdo do trabalho e o objetivo do trabalho, motivando o leitor
para sua leitura. Sugere-se um resumo de até 100 palavras. No caso do(s) autor(es) decidir(em) divulgar seu(s) endereço(s) de correio
eletrônico, o(s) endereço(s) deve(m) estar protegido(s) para dificultar a
coleta deste(s) endereço(s) por robôs, evitando a subsequente inclusão dele(s)
em listas de spam;
2) todo trabalho, no pé da primeira página,
deve ter a declaração de autoria e de não plágio. A frase de autoria indica que
o(s) autor(es) (no caso de diversos autores TODOS os
autores indicados no trabalho são co-reponsáveis pelo conteúdo e pela
declaração) declaram que o trabalho não foi plageado. A frase atestando a
autoria do trabalho que deve constar no pé da primeira página de TODO trabalho
é a seguinte:
"Este
trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os
direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo
textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos
autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de
terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os
devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de
deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm)
ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do
artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um
ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da
Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e
pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"
3) todo trabalho deve ter a primeira página,
a introdução, o corpo divido em seções, a conclusão ou considerações finais, as
referências e as 5 perguntas e respostas do trabalho;
4) as referências devem seguir um padrão
de artigo técnico (tipo ABNT, recomendadas em projetos finais do DEL, de teses
da COPPE ou de organismos profissionais como o IEEE);
5) o trabalho conclui com 5 perguntas e
respostas sobre o trabalho. Estas perguntas devem versar sobre os cinco pontos
mais relevantes que os autores consideram do trabalho. As perguntas devem ser
de tal maneira que uma pessoa que tenha assistido a apresentação do trabalho
seja capaz de responder. Portanto, as perguntas não devem ser completamente óbvias, nem dificílimas
de serem respondidas;
6) caso existam muitas siglas e acrônimos,
sugere-se fazer uma página em separado com a lista de siglas e acrônimos
usados.
Lista de checagem de
conformidade