O Trabalho em HTML

 

O trabalho deve ser um hipertexto na linguagem html. Procure fazer um trabalho diferenciado onde a diferença esteja na qualidade do conteúdodo. O objetivo é realizar um trabalho sobre um tema escolhido que forneça um conteúdo de boa qualidade técnica. Os recursos providos pelo hipertexto podem e devem ser usados. Os recursos do hipertexto devem facilitar e tornar agradável a leitura do trabalho. Os recursos do hipertexto não substituem nem alteram a qualidade do conteúdo do trabalho. Existem técnicas específicas para o uso dos recursos (cores, fundos, tipos de letra, efeitos especiais, etc.) e normalmente requerem profissionais habilitados para esta finalidade. O uso correto dos recursos ressalta, valoriza e individualiza um trabalho. No entanto, o uso exagerado ou mal feito torna o trabalho inexpressivo e pode até comprometer o interesse do leitor pela sua leitura.

 

Considerações sobre autoria

 

         A Internet pode ser vista como um grande banco de dados que possui inúmeras informações sobre diversos assuntos. Provavelmente, existem disponíveis na Internet diversos trabalhos sobre os temas dos trabalhos solicitados na disciplina. Caso as fontes sejam confiáveis, a consulta a Internet é de grande valor e serventia para a realização dos trabalhos. No entanto, copiar trabalhos é plágio e não é permitido. Usar o artifício de “copiar/colar” e depois indicar nas referências o trabalho original de onde se fez a cópia, não justifica a cópia e nem elimina a caracterização do plágio. Todo texto copiado deve constar entre aspas indicando precisamente os autores do texto copiado. As figuras, os gráficos e as tabelas que forem cópias devem em suas legendas “extraídas do trabalho xy em html:\\www.deondecopi.ei”. Se forem alteradas ou traduzidas deve constar “adaptadas do trabalho xy em html:\\www.deondecopi.ei”. Deve ser ressaltado que para se copiar uma figura, um gráfico ou uma tabela não basta citar a origem na legenda, mas deve-se obter a autorização de cópia dos autores.

 

Considerações técnicas

 

1-   O trabalho será disponibilizado no sítio do GTA que possui um servidor Linux que faz diferença entre letras minúsculas e maiúsculas. Portanto, sugere-se nomear os diretórios e arquivos com letras minúsculas sem acentuação evitando caracteres especiais.

2-    Será fornecido o nome do diretório do grupo do trabalho. O trabalho deve ser entre em um diretório de mesmo nome. Este diretório será depois copiado integralmente para uma outra região. Portanto, as referências aos arquivos do trabalho devem levar em consideração este fato.

3-   Para facilitar o trabalho do professor que disponibilizará o trabalho na página do GTA, os trabalhos devem ter como página inicial um arquivo denominado index.html. Desta forma, o navegador procurará automaticamente este arquivo. Isto evita que o professor procure a página inicial do trabalho. Ressalta-se que a dificuldade advédo fato de ser comum trabalhos com páginas iniciais nomeadas inicio, primeira, home, titulo ou o nome do trabalho (tipo wlan.htm).

4-   Os trabalhos devem rodar em qualquer navegador como por exemplo: firefox, crome, explorer etc. Rodar corretamente no Explorer não significa que o trabalho vai funcionar corretamente com outros navegadores.

 

Considerações de redação

 

1)   Existem diversos corretores ortográficos de uso gratuito. Assim, não é admissível erro ortográfico no trabalho. Erros ortográficos que são facilmente detectados por ferramentas disponíveis sinalizam desleixo;

2)   Escreva em português. Evite usar palavras em outra língua. Sugere-se que as palavras em outra língua, quando indispensáveis, sejam usadas em itálico;

3)   Ao usar siglas e acrônimos, não deixe de indicar por extenso o seu significado, pelo menos na primeira vez que aparecem;

4)   As figuras e tabelas são numeradas e possuem títulos. Os títulos são pontuados segundo a gramática da língua portuguesa. Os títulos devem ser suficientemente claros para permitir o entendimento da figura/tabela sem que o leitor necessite recorrer ao texto. Devem ser evitados títulos curtíssimos tais como “A arquitetura, O modelo, O protocolo etc.”

5)   Procurar uma harmonia espacial das figuras e tabelas que não devem ser muito grandes (com pouco conteúdo e muito espaço vazio) nem serem pequenas demais com textos ilegíveis. Os espaçamentos antes e depois das figuras/tabelas também devem ser equilibrados.

 

Considerações de apresentação e navegação

 

1)   o trabalho é um hipertexto. A navegação deve ser levada em conta de forma a facilitar o leitor. Na maioria dos casos, a redação do trabalho em editor de texto convencional e sua simples passagem para um arquivo html não é a melhor maneira de se aproveitar os recursos providos pelo hipertexto.

2)   os recursos do hipertexto são inúmeros, mas devem ser bem usados. Saiba usar e não exagere.

a.    as cores devem ser bem usadas visando o conforto do leitor. As cores passam informações. Existem cores quentes, frias, chamativas etc. As cores do sinal (vermelho, amarelo e verde) não foram por acaso. Recomenda-se a visita a alguns sítios profissionais e que se repare nas cores usadas. Procure não ser muito diferente se não tiver algum conhecimento sobre o uso das cores. Não tente ser diferente se a diferença caminhar para o exagero e atrapalhar a leitura.

b.    os tipos e tamanho de letra devem facilitar a leitura. Lembre-se que você pode achar uma letra bonita mas nem sempre é a mais conveniente para a leitura.

c.    o fundo, se existir, deve ser apropriado. Fundos com cores e grafismos que dificultam a leitura devem ser evitados. O trabalho não é um quadro para ver visto, mas um texto técnico para ser lido. Evite fotos pessoais e paisagens que nada possuam em comum com o trabalho.

d.    recursos especiais podem servir para chamar a atenção do leitor. Recursos especiais não devem distrair o leitor. O trabalho é para ser lido e passar uma informação, não é um jogo de videogame para distrair o leitor. A atenção do leitor deve ser atraída e não distraída. Nenhum recurso especial consegue “salvar” um trabalho sem conteúdo.

e.    recomenda-se o uso de botões que facilitem a leitura. Por exemplo, botões no início e no final da página para a próxima página e/ou a anterior podem facilitar o leitor. Normalmente o trabalho é lido em seqüência e não é agradável depois de ter lido toda uma página o leitor ter que usar o elevador para ir até o seu início para depois conseguir ir para a próxima página.

f.     links para as referências, para outras partes do trabalho, ou para outros sítios complementares são incentivados.

 

Considerações de formato

 

1)   todo trabalho, na sua primeira página, deve ter o título do trabalho, o(s) autor(es), o nome da disciplina e período escolar, o curso, o departamento, o resumo do trabalho e "a frase de autoria" do trabalho legível no pé da página. O resumo deve indicar fielmente o conteúdo do trabalho e o objetivo do trabalho, motivando o leitor para sua leitura. Sugere-se um resumo de até 100 palavras. No caso do(s) autor(es) decidir(em) divulgar seu(s) endereço(s) de correio eletrônico, o(s) endereço(s) deve(m) estar protegido(s) para dificultar a coleta deste(s) endereço(s) por robôs, evitando a subsequente inclusão dele(s) em listas de spam;

2)   todo trabalho, no pé da primeira página, deve ter a declaração de autoria e de não plágio. A frase de autoria indica que o(s) autor(es) (no caso de diversos autores TODOS os autores indicados no trabalho são co-reponsáveis pelo conteúdo e pela declaração) declaram que o trabalho não foi plageado. A frase atestando a autoria do trabalho que deve constar no pé da primeira página de TODO trabalho é a seguinte:

"Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;"

3)   todo trabalho deve ter a primeira página, a introdução, o corpo divido em seções, a conclusão ou considerações finais, as referências e as 5 perguntas e respostas do trabalho;

4)   as referências devem seguir um padrão de artigo técnico (tipo ABNT, recomendadas em projetos finais do DEL, de teses da COPPE ou de organismos profissionais como o IEEE);

5)   o trabalho conclui com 5 perguntas e respostas sobre o trabalho. Estas perguntas devem versar sobre os cinco pontos mais relevantes que os autores consideram do trabalho. As perguntas devem ser de tal maneira que uma pessoa que tenha assistido a apresentação do trabalho seja capaz de responder. Portanto, as perguntas não devem ser completamente óbvias, nem dificílimas de serem respondidas;

6)   caso existam muitas siglas e acrônimos, sugere-se fazer uma página em separado com a lista de siglas e acrônimos usados.

 

Lista de checagem de conformidade