DTN – Delay and Disruption Tolerant Networks (Redes Tolerantes a Atrasos e Interrupções)



Arquitetura DTN

Figura 1 - Rota de DTN por meio físico (adaptado de [3]);



A arquitetura DTN é composto basicamente de regiões e de gateways. Suas características principais são armazenamento persistente, comutação de mensagens e políticas de controle.

Na Figura 1 temos um desenho simplificado de uma rede que envolve DTN.

Assim podemos traçar o conceito de waypoint, um ponto em que os dados devem passar para poder entrar em uma região. Esse ponto pode servir como base para tradução (entre codificações específicas a cada região) como também uma forma de estabelecer políticas de controle. Em cada waypoint temos memória para armazenar os dados enquanto não haver oportunidade de transmissão, sendo assim tolerante a atrasos e interrupções. Ocorre a transferência de custódia, em cada transmissor é responsabilizado pelo encaminhamento da informação recebida.

Na Figura 2 a seguir é esboçado o caminho da rota a nível das camadas de rede. Note que em cada gateway enquanto a nível de aplicação contamos com DTN, por baixo há mudança código na camada de transporte e enlace conforme a região e transmissor, ou seja, é de se esperar que haja mudanças na implementação dos protocolos.

Figura 2 - Rota da DTN por camadas.



A cada salto, não pode ser assumida a existência de uma próximo caminho determinado. Rotas devem ser consideradas como uma série de contatos agendáveis e oportunísticos que encaminham uma mensagem da origem ao destino. Cada contato é descrito pelos parâmetros tempos de início e fim (relativo à fonte), capacidade, latência, extremidades e direção. Uma medida de disponibilidade de cada contato ajuda os waypoints vizinhos escolheram a rota e terem uma previsão de quando a próxima mensagem será encaminhada.

Como fora dito a respeito da semelhança dos sistema correios, cada mensagem na arquitetura DTN possui prioridade dentro de três classes: expressa (maior prioridade), normal ou baixa (menor prioridade). Dados de uma classe superior são enviados antes quaisquer dados de uma classe inferior, ou seja, dados da classe expressa são transmitidos antes de qualquer dado da classe normal ou baixa.



<< Histórico e Motivação

Página Inicial

Protocolo Bundle >>