DTN – Delay and Disruption Tolerant Networks (Redes Tolerantes a Atrasos e Interrupções)



Perguntas e Respostas



1. Por que motivo surgiu DTN? Os protocolos de rede até então não puderam ser adaptados?

Não é encontrado dentre as alternativas apresentadas ao DTN uma função de encaminhamento que previne a perda de pacotes caso o próximo salto dentro da rede não está disponível, que é problemático em conexões frequentemente interrompidas. Assim nenhum sistema conseguiu combinar a capacidade de sobreposição, muito presente em sistemas peer-to-peer por exemplo, com as propriedades de tolerância a atrasos ou desconexões do email. Chamamos de DTN essa fusão na camada de aplicação, sob forma de proxy.



2. As DTNs operam exclusivamente sob o protocolo Bundle?

Entre outros protocolos, a IETF (Internet Engineering Task Force) criou o padrão do protocolo Bundle próprio para DTNs. Como DTN ainda é uma tecnologia experimental a qual é testada com uma variedade de protocolos, não existe a exigência que os protocolos IETF sejam usados. Mas, dado que esse padrão faz uso da maioria das características consideradas importantes para DTN, o apresentamos visto que ilustra bem a dinâmica de funcionamento de DTNs.



3. Em relação aos registros administrativos, o que uma DTN exige de uma transmissão básica?

As políticas específicas a cada região definem as BSR (Bundle Status Reports) necessárias, pois uma exigência excessiva de relatórios de erro pode aumentar o tráfego da rede; a arquitetura DTN somente exige quando uma mensagem, aceita sob custódia, é apagada deve ser gerado um relatório.



4. Como é o armazenamento para DTN em relação a redes TCP/IP?

Em redes TCP/IP, há pouco ou praticamente nenhum armazenamento até que os pacotes sejam encaminhados ao longo de uma rota. O armazenamento ocorre normalmente por memórias dinâmicas e o tempo de persistência na ordem de milissegundos. Em DTNs as enlaces não estão sempre disponíveis, logo os nós armazenam mensagens até da ordem de horas ou dias, utilizando memórias estáticas ou rígidas.



5. Em qual camada de rede exatamente estão os protocolos DTN?

A arquitetura DTN é definida na sobrecamada (overlay) do protocolo abaixo da camada de aplicação. A camada de agregação (Bundle Layer) junto ao protocolo bundle são utilizados em todos nós pertencentes à rede DTN, semelhante à camada IP. Para obter interoperabilidade com qualquer região com seu respectivo tipo de rede, a sobrecamada está acima da camada transporte das redes, servindo-se das funcionalidades dos protocolos como o TCP.



<< Aplicações

Página Inicial

Referências >>