O que é OpenStack?

Um software de código aberto para criação de nuvens privadas ou públicas. Assim como o sistema operacional gerencia os componentes de nossos computadores, o OpenStack é chamado de Sistema Operacional da Nuvem, por cumprir o mesmo papel em maior escala. É considerado uma plataforma de software, por fornecer APIs que, em conjunto, são capazes de controlar todos os recursos disponíveis na oferta dessa infraestrutura: máquinas virtuais, rede, armazenadores e balanceadores de carga.

Cloud Computing

cloud computing

A computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software e etc – pela Internet (“a nuvem”). É uma grande mudança na forma tradicional que as empresas pensam em recursos de TI, tendo como principais vantagens:

Tipos de Nuvem

Nuvem Pública - serviço prestado por um fornecedor a usuários comuns ou a empresas, através da Internet. Esse provedor de serviços fica responsável pela proteção, hospedagem, manutenção e gerenciamento dos dados de uma empresa ou cliente, cobrando desses, apenas pelos recursos utilizados, sejam eles infraestrutura de aplicação, infraestrutura física ou softwares. Esse serviço é compartilhado com outras empresas ou usuários. Com isso, sua companhia tem total controle sobre o que faz e registra na Nuvem, mas não sobre as ações dos demais no ambiente. É possível usufruir desse serviço de forma efetiva, porém, sua empresa pode enfrentar eventuais problemas de segurança, devido ao caráter público dessa Nuvem. É um modelo que tem como um de seus benefícios a redução de custos e, portanto, é uma boa alternativa para empresas que tenham um orçamento restrito ou outras prioridades. Entretanto, se a sua empresa trabalha com um grande volume de dados confidenciais, essa pode não ser a melhor solução. Por ser um modelo mais focado no público comum do que em um público corporativo, a Nuvem Pública é indicada para empresas de pequeno e médio porte que trabalham com dados menos sigilosos.

Nuvem Privada - serviços de nuvem prestados dentro de uma empresa e que oferecem todas as funções básicas de Cloud Computing como aumento da produtividade, flexibilidade e escalabilidade, acesso remoto, entre outras, mas com o acesso restrito a apenas uma companhia ou um grupo específico, sem compartilhamento de recursos de TI com outras empresas ou usuários fora do ambiente corporativo. Nesse formato, é a própria empresa que integra todos os departamentos e áreas com o modelo de Cloud Computing, contando com a instalação e manutenção da infraestrutura e da plataforma pela empresa que provê o sistema de Nuvem Privada. Com isso, a nuvem privada se utiliza de uma rede inteligente e flexível que provê uma experiência de uso confiável, possibilitando o armazenamento e o acesso à informações e dados corporativos com segurança. Empresas que atuam em segmentos altamente regulamentados ou que trabalham com informações confidenciais, têm preocupações desse tipo que precisam ser atendidas. Escolher uma nuvem privada pode ser a opção certa, nesse caso, pois seu principal objetivo é justamente o de fornecer mais estabilidade para o armazenamento dos dados corporativos na nuvem, garantindo controle total sobre o ambiente com menor risco de ameaças vindas de terceiros, e fornecendo o acesso em qualquer lugar que o colaborador esteja. Outra vantagem de uma nuvem privada é a alta capacidade de customização, pois é possível aumentar a eficiência de servidores e de Data Centers, diminuindo custos de implantação e aumentando a produtividade da companhia e simplificando as operações e infraestrutura. Porém, o preço de implantação de uma nuvem interna pode ser um empecilho para algumas empresas de pequeno e médio porte. Além disso, o custo de operação contínua da nuvem pode exceder o custo de uso de uma nuvem pública. Por isso, é necessária uma boa análise das necessidades da empresa quanto à Computação em Nuvem e se a empresa não necessita de uma fórmula em que ambas nuvens estejam presentes.

Nuvem Híbrida - esse modelo possibilita manter sistemas na nuvem privada e outros na nuvem pública, simultaneamente. Por exemplo, sistemas críticos ou que manipulam informações confidenciais podem ser hospedados internamente enquanto outros sistemas, que não lidam com dados sigilosos, podem ser utilizados em uma rede pública. Uma nuvem híbrida bem construída pode atender processos seguros que necessitam de maior cuidado, pois a nuvem privada garante a segurança por meio de uma rede exclusiva instalada na companhia. A nuvem híbrida também consegue atender uma demanda de escalabilidade, por exemplo, quando uma empresa precisa da capacidade extra de um servidor somente durante um período movimentado em particular, e logo depois já não a utiliza mais. Ela consegue atender essa demanda irregular mais facilmente, devido à sua escalabilidade dinâmica. Esse formato de nuvem permite que uma empresa estabeleça a melhor formação para o modelo de negócios, pois aprimora o controle interno de aplicações que a empresa necessita, analisando qual é a melhor opção. Devido às novas realidades tecnológicas e econômicas, o modelo de Nuvem Híbrida tem sido o mais utilizado no mercado corporativo, segundo uma pesquisa divulgada pela RightScale, companhia especializada em gerenciamento de nuvem.

A Computação como um Serviço

A Amazon, precisando lidar com grandes picos de acessos e transações, precisava de uma infraestrutura muito poderosa, porém essa estrutura ficava ociosa boa parte do ano, quando a média das vendas não era tão grande. Assim surgiu o conceito de computação como um serviço: a Amazon passou a "alugar" seu poder computacional para outras instituições enquanto não precisava dela. Nesse contexto, vale salientar alguns tipos de serviços prestados na computação em nuvem:

Virtualização de Recursos

virtualizacao

Precursora da computação em nuvem, a virtualização é uma tecnologia que permite criar vários ambientes simulados ou recursos dedicados a partir de um único sistema de hardware físico. Um software específico, conhecido como hipervisor, fica responsável por alocar os recursos da máquina em diferentes instâncias de sistema operacional completamente isoladas entre si. O hipervisor procura alocar da melhor forma possível os recursos computacionais da máquina, evitando subutilização e otimizando o desempenho em cada uma das máquinas virtuais que estiverem rodando. É importante entender a diferença entre virtualização e Cloud Computing: enquanto a primeira permite que várias máquinas virtuais sejam criadas compartilhando os recursos computacionais de um computador, a segunda permite que empresas acessem recursos computacionais que estão disponíveis em um "pool" suportado pela infraestrutura da provedora.

O Sistema

logo open stack

Resumidamente, ele é uma plataforma de infraestrutura como serviço (IaaS). O OpenStack permite que as empresas adicionem servidores, armazenamento e componentes de rede à nuvem, com rapidez e eficiência. Por se tratar de um produto open source, o código do OpenStack é aberto a qualquer desenvolvedor. A comunidade Openstack conta com milhares de colaboradores e mais de 180 instituições como Amazon e IBM fomentam seus avanços.


Por se tratar de um produto open source, o código do OpenStack é aberto a qualquer desenvolvedor. A comunidade Openstack conta com milhares de colaboradores e mais de 180 instituições como Amazon e IBM fomentam seus avanços.


O OpenStack é sustentado por vários projetos que funcionam como módulos, sendo que seis os principais abordam serviços básicos de cloud computing, como computação, rede, armazenamento, identidade e imagens. Também há mais de uma dúzia de projetos opcionais que podem ser reunidos para criar implantações de cloud exclusivas.

Os seis principais componentes do Openstack

componentes open stack

Nova

Responsável pelo acesso e gerenciamento total dos recursos computacionais da plataforma, incluindo programações, criações e exclusões;

Neutron

Responsável pela conexão da plataforma a outras redes e serviços;

Swift

É um serviço de armazenamento de objetos altamente tolerante a falhas que armazena e recupera objetos de dados não estruturados através de uma API RESTful;

Cinder

Oferece armazenamento de blocos persistentes acessível por meio de uma API de autosserviço;

Keystone

Autentica e autoriza todos os serviços do Openstack, além de de ser o catálogo de endpoints para todos os serviços;

Glance

Armazena e recupera imagens de disco de máquinas virtuais de uma variedade de locais.

Outros Componentes

Horizon Sahara Magnum Trove Murano Freezer Solum AODH Senlin Zaqar Heat Mistral Ironic Zun Designate Octavia Manila Karbor SearchLight Barbican Panko Ceilometer Monasca Rally Congress Watcher Vitrage CloudKitty Tricircle Openstack-Ansible Kolla Tripleo

Cada componente é considerado um projeto dentro da plataforma, tendo suas próprias equipes de desenvolvimento e manutenção. Os seis principais módulos citados mais acima são o ponto de partida para a criação de qualquer cloud, seja ela pública, privada ou híbrida. Os demais componentes podem ser utilizados para que o projetista satisfaça outras especificações do projeto.

Referências

Este trabalho foi totalmente produzido pelos autores que declaram não terem violado os direitos autorais de terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Havendo textos, tabelas e figuras transcritos de obras de terceiros com direitos autorais protegidos ou de domínio público tal como idéias e conceitos de terceiros, mesmo que sejam encontrados na Internet, os mesmos estão com os devidos créditos aos autores originais e estão incluídas apenas com o intuito de deixar o trabalho autocontido. O(s) autor(es) tem(êm) ciência dos Artigos 297 a 299 do Código Penal Brasileiro e também que o uso do artifício de copiar/colar texto de outras fontes e outras formas de plágio é um ato ilícito, condenável e passível de punição severa. No contexto da Universidade a punição não precisa se restringir à reprovação na disciplina e pode gerar um processo disciplinar que pode levar o(s) aluno(s) à suspensão;

Topo »