7. Comparação com outros protocolos de rede

7.1. Outros protocolos automotivos (MOST, LIN e FlexRay)

O MOST (Media Oriented System Transport) é um padrão usado para componentes de multimídia em veículos, visto que ele pode transmitir uma quantidade maior de dados, se comparado com o CAN, por fibra óptica. As redes MOST podem suportar até 64 dispositivos ou nodos com 60 canais e 15 canais MPEG1 disponíveis para configuração do usuário.

O LIN-bus (Local Interconnect Network) é um padrão de comunicação veicular utilizado em arquitetura de redes inseridas em carros. É um sistema pequeno e lento, utilizado como opção barata para sub redes CAN. Os dados são transmitidos através do LIN serialmente, sendo um LIN-frame constituído de um cabeçalho e resposta. O cabeçalho é sempre enviado pelo LIN-Mestre, que segue a programação interna. A resposta é sempre enviada por um LIN-escravo, que podem ser ativados por software interno, ativando o barramento para todos os LINs.

FlexRay é um sistema de comunicação com dois canais de comunicação para haver redundância, reduzindo o preço pelo fato de diminuir a quantidade de redes paralelas. Ele consiste de um barramento e processadores, onde cada ECU tem um clock independente. A diferença entre o dispositivo mais rápido e o mais lento deve ser apenas 0,3% no clock, que é sincronizado frequentemente. Os componentes e mensagens tem um pedaço de tempo fixo (que pode ser previamente descoberto) com acesso exclusivo ao barramento.

7.2. Vantagens e desvantagens do CAN em comparação com protocolos de redes mais gerais, como Ethernet.

A rede CAN tem servido como principal rede veicular por ser extremamente segura, confiável e rápida para o desempenho de determinadas funções de segurança, controle e entretenimento. A grande lacuna do CAN é justamente em aplicações multimídia, em que a largura de banda demandada costuma ser de 10 a 100 Mbps. Nesse sentido, em veículos com muitos recursos multimídia, existe a necessidade de outras redes em paralelo com a rede CAN.

A rede ethernet possui um frame de carga útil superior a 185 vezes maior, com cerca de 1500 bytes por mensagem, transmitidos a uma velocidade de 100 Mbps. Isso garante uma comunicação mais eficiente que pode ser aplicada em diversas áreas.

As duas redes também se diferem quanto a topologia. A rede CAN é baseada no barramento clássico e a FlexRay é implementada sobre topologia estrela (mas funciona ainda como um barramento). A ethernet faz uso de uma topologia ramificada com uso de switches que evitam colisões e conexão ponto-à-ponto. Nesse protocolo, o nó só processa a mensagem se ela tiver ele com destinatário. A ethernet provê trocas de mensagens 1:1 (unicast), 1:n (multicast) e 1:all (broadcast).

Apesar de vantagens como o custo reduzido, aumento significativo da largura de banda e isolação galvânica, a ethernet ainda não é usada como rede principal de comunicação automotiva. Isso ocorre pelo fato de redes de 100 Mbps ou maiores produzirem muito ruído eletromagnético ao mesmo tempo de serem suscetíveis a interferências de outros dispositivos. Além disso, ela não garante latências baixas o suficiente nem um modo de controle da alocação de banda para diferentes aplicações.