4. HSUPA (High Speed Uplink Packet Acess)

É um protocolo de comunicação da família HSPA (High Speed Packet Acess), análogo ao HSDPA, porém visa aumentar a vazão no sentido de uplink, chegando a cerca de 5.76Mbits/s. Também é considerada uma tecnologia 3.5G junto com o HSDPA, e foi especificado no Release 6 do 3GPP. O nome HSUPA não é oficial, foi dado pela Nokia, mas também é conhecido como Enhanced Uplink (EUL).

O HSUPA possui os mesmos princípios de funcionamento do HSDPA: uso de HARQ, pequeno TTI  (Transmission Time Interval), de cerca de 2ms, permitindo assim o melhor uso da técnica de AMC, e usa o escalonamento rápido de pacotes. Mas o escalonamento funciona de um jeito um pouco diferente do HSDPA, é necessário que o usuário (UE) faça o pedido para enviar os dados. Neste pedido ele informa a estação base sobre o estado de seu buffer de transmissão, sua posição na fila de espera e sua a quantidade de energia restante.

Além disso, o HSUPA implementa as transmissões não-escalonadas. Tais transmissões são importantes para manter a qualidade de serviços de alguns tipos de aplicações sensíveis a atrasos, como por exemplo VoIP. Cada usuário pode efetuar os 2 tipos de transmissões e tem, configurado, o fluxo máximo de dados destinados às transmissões escalonadas e as não-escalonadas.