8. Perguntas/Respostas

1) Quais os elementos principais da arquitetura de uma rede UMTS?

R: O centro da rede (CN), a UTRAN (UMTS Terrestrial Radio Acess Network) e o UE (User Equipament).

2)Como funciona a técnica AMC (Adaptive Modulation and Coding) usada no HSDPA?

R: As UE´s constantemente enviam a informação referente a condição do canal (cerca de 500 vezes por segundo) para a estação base ou Node-B. Assim ela pode escolher o melhor esquema de codificação e de modulação para transmitir dados para aquele usuário.

3)Porque as transmissões não-escalonadas do HSUPA são importantes?

R: Tais transmissões são importantes para manter a qualidade de serviços (QoS) de alguns tipos de aplicações sensíveis a atrasos, como por exemplo VoIP.

4)Qual a grande diferença que o LTE possui em sua camada física?

R: Usa do modelo OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access) para o sentido de downlink e o modelo SC-FDMA (Single Carrier Frequency Division Multiple Access) para o sentido de uplink.

5)Qual o problema que a técnica de escalonamento rápido de pacotes gera? Explique o problema.

R: Problema de Justiça (Fairness). Isto dá devido ao fato dos algoritmos de escalonamento usados atualmente privilegiarem os usuários com melhores condições de sinal na escolha de “para quem enviar” e na quantidade de dados a serem enviados, ou seja, rede não é imparcial.