6. Principais Desafios

 

Justiça

     O uso de técnicas de escalonamento levando em conta a condição do sinal para cada usuário trás a tona um novo tipo de problema, sobre a justiça no escalonamento (Fairness). Este problema se dá devido ao fato dos algoritmos de escalonamento usados atualmente privilegiarem os usuários com melhores condições de sinal na escolha de “para quem enviar” e na quantidade de dados a serem enviados. Do ponto de vista da rede é sem dúvida a coisa mais lógica a se fazer, pois aumenta consideravelmente vazão e reduz a probabilidade de perda de dados.

    Entretanto, do ponto de vista do usuário, é necessário que a rede seja imparcial na hora de oferecer um serviço, o que nesse sistema não acontece, já que os usuários com piores condições possuem menor prioridade na hora do envio. E o pior, para melhorarem sua prioridade precisariam melhorar suas condições de sinal, coisa que não cabe ao usuário. Ou seja, além de pagar pelo serviço ele teria que se ajustar ao serviço para recebê-lo da melhor forma possível. Não é o usuário que precisa se adaptar as necessidades da rede, e sim a rede que precisa se adaptar as necessidades do usuário. 

  

Concorrência

            Uma das ameaças a essas tecnologias apresentadas é o WiMAX, que vem recebendo altos investimentos de grandes empresas. Talvez, como o WiMAX necessita que seja construída toda uma nova infra-estrutura, as tecnologias apresentadas aqui levem uma vantagem pois utilizam a infra-estrutura da telefonia celular que já está praticamente toda pronta. Entretanto, existe uma “corrida” contra o tempo entre essas tecnologias, todas estão em fase de maturação mas o WiMAX já saiu dos laboratórios e esta sendo testado em pequenas cidades, como no caso de Mangaratiba no Rio de Janeiro.

 

Desvanecimento 

            O desvanecimento é um problema que afeta todas as redes sem fio metropolitanas e não existe solução definitiva até agora. Isto se dá principalmente por causa das propriedades de reflexão e interferência das ondas de radio utilizadas na transmissão dos dados. Atualmente, numa área metropolitana há uma grande quantidade de construções, principalmente edifícios que são obstáculos para as ondas de radio. Elas então refletem nesses obstáculos e interferem construtivamente ou destrutivamente com outras, criando áreas onde o sinal possui alta qualidade e áreas onde o sinal possui baixa qualidade ou há ausência total de sinal, no caso de uma interferência totalmente destrutiva.