BLE | Implementação

Bluetooth Low Energy

Implementação


O Bluetooth Low Energy (BLE) é bastante semelhante a sua forma mais antiga, fazendo uso dos mesmos procedimentos, como o Frequency-hopping spread spectrum. Porém, claro, possui suas devidas alterações.

Sua velocidade máxima foi reduzida para 1Mbps assim como seu alcance, que são de teóricos 50m. Em sua forma antiga temos 79 canais de 1 MHz já agora são apenas 40 canais e com 2MHz de espaçamento.

O BLE trabalha com dois tipos de canais, são eles os advertising channels e os data channels. Os advertising channels ocupam 3 dos 40 canais citados anteriormente e são usados para descobrir outros dispositivos, estabelecer uma conexão e transmissão de dados. O segundo, data channels, são usados quando há a necessidade de uma comunicação bidirecional entre os dispositivos conectados.

Quando um dispositivo precisa apenas transmitir dados ele o faz enviando pacotes de anúncio através dos advertising channels e é denominado anunciante. Essa transferência ocorre em intervalos chamados de eventos e é feita sequencialmente através de todos os advertising channels. Já os dispositivos que apenas recebem dados por esses mesmos canais recebem o nome de scanners.

No BLE não vemos mais a formação de uma scatternet. É possível apenas a topologia estrela da piconet, porém agora um dispositivo mestre pode ter bilhões de escravos, graças ao aumento de 3bits para 48bits no espaço destinado às direções.


Anterior | Topo | Próxima