Arquiteturas com LANE

LANE sobre ATM permite a implementação de segmentos de redes Ethernet e TR que excedem as limitações de redes reais em termos de alcance físico, largura de banda e número de estações.

ATM não impõe limitações físicas quanto a distancias. Com o uso de linhas dedicadas ou switches de serviço públicas, é possível construir ELAN’s espalhada pelo globo que emulam uma única rede. ATM, também, não impõe limites na largura de banda a ser disponibilizada, pois, o tráfego de dados se dá ponto-a-ponto entre as estações por meio de VCCs e os links ATM podem rodar a uma velocidade de 622 Mbps ou mais. E não há, teoricamente um número limite de estações que podem ser conectadas a uma ELAN, há menos que se esgotem os 65279 endereços disponíveis para cada LEC em cada LES.

A rede ATM vai consistir em um grupo de ligações ponto-a-ponto estabelecendo diversas rotas onde as LAN’s switches vão contribuir para a formulação de uma nova rota em caso de falha nestes links. As ELANs que rodarem sobre ATM vão possibilitar uma ligação robusta entre as LANs switches que conetam as LANs a qualquer servidor ou estação que também esteja ligada a rede ATM.

Em termos de arquitetura, é realmente uma elegante solução. Ao implementarmos a rede ATM, eliminamos a necessidade de utilização de roteadores e criamos uma ligação direta entre estações de redes que não se comunicam independentemente dos vários protocolos existentes.

Porém, existe um ponto contrário a autilização do ATM: tráfego de broadcast. Muitos protocolos tem constituido a necessidade de enviar pacates broadcast. Um número excessivo de pacotes broadcast consome banda e aumenta consideravelmente os custos etorna-se escencial um controle de tráfego broadcast. Como os roteadores são meios efetivos de limitar a propagação de pacotes broadcast, na prática eles podem vir a ser utilizados em redes ATM.

Em suma, esta claro que o uso de roteadores é inevitavel num primeiro mometo, porém, a medida que as organizações migrarem para o ATM e as técnicas para limitar o tráfego de pacotes broadcast, o papel dos roteadores ira cair progressivamente.


Página anterior 

Próxima Página