Pacotes Bluetooth

O sistema bluetooth utiliza transmissões baseadas em pacotes. O fluxo de informação é fragmentado em pacotes. Em cada intervalo de tempo (625 micro-segundos), apenas um pacote pode ser enviado. Todos os pacotes possuem o mesmo formato, começando pelo código de acesso, seguido pelo cabeçalho e terminando com a “carga” (FIG4).

FIG4: Formato dos pacotes Bluetooth

Priorização de Serviços

Dispositivos Bluetooth se propõe a prover serviços de comunicação, tanto de voz quanto de dados. O canal de voz precisa ser síncrono e fornecer garantias de atraso e latência para uma qualidade de comunicação de voz aceitável. Assim, um canal de voz se faz necessário, o qual terá prioridade sobre dados assíncronos. Bluetooth tem então dois tipos de conexões:

Uma SCO é estabelecida ponto-a-ponto entre o mestre e um escravo enquanto uma ACL é estabelecida ponto-a-multiponto entre o mestre e todos os escravos como ilustrado n figura FIG5.

FIG5: Mistura de informações SCO e ACL em um canal de uma mesma piconet

 Integridade dos Dados e Segurança

É necessário aplicar recursos de criptografia de dados aos dispositivos Bluetooth a fim de garantir a integridade dos dados transmitidos. O padrão possui níveis de autenticação e criptografia. Esse sistema e controlado através de um número de identificação PIN (Personal Identification Number) dado a todos os usuários o que permite implementar controle de acesso. Para garantir a segurança da encriptação chaves de 128 bits são utilizadas. Pode haver também criptografia no nível de aplicação, além da criptografia da camada de enlace.

 

  voltar  início  referências

pag 4 de 6


Bruno Astuto Arouche Nunes