Conceitos Básicos e historico Email : Protocolos de transferência |
O uso do
email cresceu de forma significativa durante os últimos anos.
O que era antes considerado um item de luxo é agora uma necessidade,
especialmente no meio corporativo e acadêmico. Quando o uso do
email pessoal nos lares ficou popular, um nova indústria de provedores
de serviço na Internet foi criada para prover serviços
de email para os usuários caseiros da rede mundial. Assim como
o email cresceu, os sistemas de email também. O que antes era
uma simples aplicação em computadores de grande porte
repentinamente se tornara uma aplicação enorme que necessitava
de equipamentos dedicados e conexões de alta velocidade. Freqüentemente,
grandes corporações adquiriam pacotes de email caros para
apoiar o ambiente de comunicação dentro da empresa. Além
de servidores complexos, muitos pacotes de email necessitavam de programas
clientes complicados para que os usuários pudessem acessar suas
mensagens em servidores localizados em sua rede corporativa. A demanda cada vez maior e complexidade dos sistemas de email trouxeram avanços nos protocolos de email. O Protocolo de Transferencia Simples de Mensagens (Simple Mail Transfer Protocol - SMTP) foi projetado para transferir mensagens entre computadores remotos eficientemente. O Protocolo de Agência de Correio (Post Office Protocol - POP) e o Protocolo de Acesso Interativo de Mensagens (Interactive Mail Acess Protocol - IMAP) foram projetados de forma a permitir aos usuários localizados remotamente em relação aos seus servidores de email à acessar mensagens em sua caixa de correio. Primeiros Sistemas de Email em computadores de grande porte Sistemas de email não foram iniciados de forma tão complexa. Os ambientes em computadores de grande porte ditaram as necessidades inicias para sistemas de mensagens. O email foi desenvolvido inicialmente como uma conveniência de forma que os usuários pudessem manter contato uns com os outros usando um sistema de mensagem simples. Mensagens em computadores de grande porte A figura 1 mostra um exemplo de uma forma simples de comunicação. Dois usuários, cada um conectado através de um terminal em um mesmo computador de grande porte, desejam dividir informação entre si. A solução simples foi criar um sistema que pudesse enviar mensagens de texto diretamente para o terminal do outro usuário, similar a um tipo primitivo de sessão de conversa (chat).
A desvantagem desse sistema era que os dois usuários deveriam estar conectados ao mesmo tempo ao computador. À medida que os sistemas de mensagem se tornaram mais populares, os usuários gostariam de mandar mensagens a outros que não estivessem conectados. Um sistema de armazenamento de mensagens para usuários individuais foi criado. A figura 2 mostra um sistema de armazenamento.
Este
sistema resolveu a questão proposta, mas claro que isto tornou
os programas de email mais complexos, porque estes necessitavam desenvolver
um sistema de armazenamento e recuperação de mensagens. Sistemas de email em múltiplos computadores À
medida que os computadores de grande porte alcançavam a maturidade,
assim também ocorria com os sistemas de comunicação.
Antes era possível transferir dados entre computadores de grande
porte utilizando complicados protocolos proprietários. A figura
3 mostra um diagrama de um simples sistema de comunicação
entre computadores.
Algo que se tornou necessário em um ambiente de múltiplos computadores de grande porte foi um padrão de nomes para usuários. À medida que estes computadores eram adicionados aos sistemas de comunicação, cada máquina necessitava de um único nome para ser identificada. Se o usuário Otto quisesse enviar uma mensagem para o usuário Rezende no mesmo computador, o programa de mensagens somente precisavam encontrar a caixa de correios de jessica no sistema e colocar a mensagem lá. Com múltiplos computadores conectados, o programa de mensagem necessitava saber não somente o identificador de usuário, mas também em qual computador de grande porte este estava alocado. Existia também a possibilidade que alguns computadores remotos pudessem conter o mesmo identificador de usuário. Por este motivo, foi percebida a necessidade de criação de um endereço de email de duas partes. Era necessário que ambos os nomes do identificador de usuários e do computador de grande porte fossem declarados para que o sistema de mensagens pudesse entregar com sucesso o email para o destinatário correto. Sistemas de email UNIX Quanto
mais a máquinas UNIX se tornavam mais populares na troca pelos
computadores de grande porte, sistemas de email UNIX se tornaram mais
populares. O UNIX mudou a abordagem sobre os sistemas de email. Um dos
principais objetivos do UNIX era a modularização dos programas.
Ao invés de ter um programa gigante que cuidava de todas as funcionalidades,
pequenos programas foram criados, cada um responsável por uma
parte destas funcionalidades do sistema. Esta filosofia foi utilizada
nos sistemas de email. A figura 4 mostra como os programas de email
foram modularizados no ambiente UNIX.
A porção
principal da funcionalidade de email foi alocada no programa Agente
de Entrega de Mensagens (Mail Delivery Agent - MDA). Era a responsabilidade
do MDA entregar a mensagem para um usuário na maquina local UNIX.
Se a mensagem era destinada a um usuário em um sistema remoto,
o MDA deveria passar a mensagem para o programa Agente de Transferência
de Mensagens (Mail Transfer Agent - MTA). A responsabilidade do MTA
era determinar como realizar uma conexão com um servidor remoto
e transferir a mensagem para um usuário neste servidor. Alguns
programas combinam a funcionalidade deste dois agentes em um executável
só. Freqüentemente, o MDA e o MTA são tratados como
um único modulo - mensagens para usuários locais são
passadas para a seção MDA do programa, enquanto mensagens
para usuários remotos são passadas a parte MTA do programa. Outra peça
do quebra-cabeça de email do UNIX é o Agente de Mensagem
do Usuário (Mail User Agent - MUA). O programa MUA é responsável
por permitir que os usuários leiam seus emails. Com o aumento
do numero de redes, os MUAs foram modificados para permitir que clientes
de redes remotas pudessem ler suas mensagens armazenadas na caixa postal.
Muitos programas MUAs tem incorporado belas interfaces gráficas
para auxiliar os clientes a lerem e organizarem suas mensagens. Como exemplos
de MTAs e MDAs podem citar o qmail, sendmail, postfix e outros. Quanto
aos MUAs, temos os programas mail, pine, mutt, kmail (Para servidores
gráficos X com KDE), outlook (Para sistemas Windows) dentre outros.
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Trabalho desenvolvido por Alan Rubin - Redes I - 2001/02 - Prof. Otto C.M.B.D. |