3.1 - CABEÇALHO DO PROTOCOLO RTP

            O cabeçalho do protocolo RTP tem o formato mostrado na figura 1. Qualquer pacote RTP possui pelo menos os doze primeiros octetos. A listagem dos CSRC somente estão presentes quanto inseridos por um mixer - Item 3.2.


Figura 1 - Formato do cabeçalho do protocolo  RTP.
 

Segue abaixo a descrição dos campos do cabeçalho.

V – versão, (2 bits). Usado para especificar a versão do RTP.

0 : usado para especificar o primeiro protocolo utilizado na ferramenta de áudio “vat”.
1:  especifica a primeira versão do RTP utilizada como teste.
2:  identifica a versão do RTP especificada na RFC 1889.

P – Preenchimento/padding, (1 bit). Sinaliza a adição de octetos de enchimento adicionais ao conteúdo da carga (payload) sem fazer parte da mesma. O último octeto do preenchimento contém a informação de quantos octetos foram inseridos. Este preenchimento adicional é normalmente utilizado para uso de algoritmos de criptografia de tamanho de blocos fixos ou para  transmissão de pequenos conteúdos.

X – Extensão/extension, (1 bit). Com esse bit marcado, é acrescentado uma extensão ao cabeçalho original.

CC - Contador CSRC/CSRC count, (4 bits). Este campo contém o número de identificadores CSRC.

M – marcador/marker, (1 bit). Usado para identificar as fronteiras de um quadro numa corrente de pacotes.

PT – Tipo de carga/payload type, (7 bits). Este campo identifica o formato da carga do pacote RTP como também a determinação de sua interpretação pela aplicação.

Numeração seqüenciada/sequence number, (16 bits) – A numeração seqüenciada põe em ordem os diversos pacotes de RTP. A cada novo pacote, a numeração é incrementada de uma unidade. Basicamente, esse ordenamento serve para o receptor detectar os pacotes perdidos e restaurar a seqüência de pacotes.
Selo de temporização\timestamp, (16 bits). Esse campo reflete o instante de amostragem do primeiro octeto no pacote RTP.

SSRC, (32 bits). Esse campo identifica a fonte de sincronismo. Esta identificação foi escolhida aleatoriamente tencionando-se que duas fontes de sincronismo com a mesma sessão RTP não teriam o mesmo identificador SSRC.
CSRC, (itens de 0 a 15, 32 bits cada). A lista SCRC identifica a contribuição da fonte no conteúdo da carga (payload) de cada pacote. O número de identificadores é dado pelo campo CC. Se houver mais de 15 fontes contribuintes, somente 15 serão identificadas.
 

PRÓXIMO
ANTERIOR
 PRINCIPAL