6. CWDM X DWDM

 

O CWDM e o DWDM, por serem tecnologias WDM, ambos apresentam o mesmo princípio de funcionamento de combinar vários comprimentos de onda em uma única fibra, de forma a aumentar sua capacidade. No entanto, existem algumas diferenças básicas que serão apresentadas a seguir.

Características

CWDM

DWDM

Número de comprimentos de onda que podem ser combinados em uma única fibra

16

64

Faixa de comprimento de onda

1310 nm a 1610 nm

1492.25 nm a 1611.79 nm

Espaçamento entre canais

20 nm

100 GHz (0.8 nm)

Bandas ópticas utilizadas

O, E e C

S, C e L

Áreas de aplicações

Redes Metropolitanas

Aplicações ponto-a-ponto

Densidade, devido ao espaçamento entre os canais

Baixa

Alta

 
Figura 18 - Faixa de Comprimento de Onda e Espaçamento entre Canais: CWDM X DWDM

Na tabela apresentada acima, vemos diferenças em algumas características das tecnologias CWDM e DWDM. Além dessas diferenças, temos outras, que também serão citadas. Os sistemas DWDM requerem que os lasers utilizados possuam temperaturas estáveis, além de necessitarem de filtros de banda estreita. Já os sistemas CWDM não necessitam que os lasers utilizados possuam temperaturas estáveis e os filtros utilizados são de banda larga. Assim, percebemos que a implementação de sistemas DWDM é mais complexa, se comparado com o CWDM.

Geralmente, o DWDM é a melhor escolha para aplicações onde a densidade dos canais ou a largura de banda são de maior prioridade. O CWDM, por sua vez, é uma excelente opção onde os gastos devem ser considerados. Há uma estimativa de que o emprego do CWDM pode economizar em até 30% dos gastos se comparado com o DWDM.

 

Início (Resumo)

Anterior

Próximo

Final (Perguntas e Respostas)