9. Conclusões

 

Apesar de apresentar custo elevado em relação às tecnologias usadas atualmente, as fibras ópticas nos oferecem muitas vantagens, como, por exemplo, imunidade não só a interferências externas, mas também a freqüências de rádio e radar e impulsos eletromagnéticos. As fibras ópticas também apresentam baixa atenuação, imunidade a ruídos externos e taxas de transmissão maiores.

O WDM, por sua vez, é usado para ampliar ainda mais a capacidade de transmissão da fibra. Essa tecnologia tem como princípio, combinar vários comprimentos de onda diferentes em uma única fibra. O WDM possui uma série de variações como o CWDM, o DWDM e o WWDM. Futuramente teremos também o U-DWDM, que irá multiplexar centenas de comprimentos de onda em apenas uma fibra, alcançando taxas de transmissão na ordem de Tb/s.

Com o aumento da procura por aplicações que exigem altas taxas de transmissão de dados, acompanhado da crescente evolução das próprias fibras e das tecnologias aplicadas nas redes ópticas, espera-se que, brevemente, os cabos metálicos sejam substituídos por cabos de fibra óptica.

 

Início (Resumo)

Anterior

Próximo

Final (Perguntas e Respostas)