5. Aplicações

                Visão noturna:

               Quando não há luz visível suficiente para se ver um objeto, a infravermelho pode ser utilizado para tal finalidade. A radiação infravermelha é detectada, interpretada e por fim transformada em uma imagem em que um ser humano possa ver e compreender.


Figura 1: Visão noturna

 

                Termografia

               A radiação infravermelha pode ser utilizada para medir remotamente a temperatura de objetos e seres vivos.


Figura 2: Cobra capturando um rato


                
Aquecimento

               A radiação pode ser utilizada em saunas para aquecer os seus ocupantes, como também para derreter gelo ou para acelerar o processo de secagem de ruas (asfalto) em construção. Além disso, pode ser usado para cozinhar ou aquecer comida.


                
Comunicação

               O infravermelho pode ser utilizado para comunicações de curta distância entre computadores ou dispositivos como celulares e palmtops. Ele também pode ser utilizado para ser a luz nas fibras óticas visto que seu comprimento de onda permite uma pequena disperção e por conseqüência uma melhor transmissão.


Figura 3: Celular com infravermelho

 

                Meteorologia

               Fotos em infravermelho tiradas por satélites permitem que sejam descobertas a temperatura e altura das nuvens, da terra e dos oceanos. Além disso, as fotos podem ser tiradas a noite permitindo, assim, que o clima seja monitorado continuamente.

 

                Outras imagens

               Para fazer imagens em infravermelho, filtros de infravermelho são utilizados para capturar o NIR (near-infrared). Entretanto, câmeras digitais normalmente possuem bloqueadores de infravermelho para que este não seja capturado. Porém, câmeras mais baratas não possuem esses filtros e o infravermelho acaba sendo mostrado como um brilho branco. Isto pode ser observado pela foto de um celular retirada por uma web cam enquanto este trabalho era feito.


Figura 5: Foto de um celular feita por uma web cam.