<< Primeira Página < Voltar

Próxima >

Última Página >>

Introdução

Resumo

Neste trabalho será mostrado um novo tipo de rede, proposto para solucionar os problemas de redes que apresentam diversos desafios a serem resolvidos, como por exemplo, alta taxa de erro, grandes atrasos e falta de conectividade. Esse novo tipo de rede é denominado Redes Tolerantes à Atraso, ou em inglês Delay Tolerant Networks (DTN).

Primeiro serão mostradas algumas aplicações das redes DTNs. Posteriormente será introduzido o conceito de Redes Overlay que é necessário para o entendimento da solução proposta e por fim é explicada a arquitetura das Redes Tolerantes à Atraso.

 

Motivação

A existência de diferentes redes - redes militares, redes de sensores, redes sem-fio e Internet - e a vontade de integrar todas elas, faz com que seja necessário um agente que saiba se comunicar em pelo menos duas delas, para fazer a interface entre uma rede e a outra. Isso acontece porque cada rede é projetada para atuar com o máximo de eficiência possível em um dado ambiente. Por isso, redes com restrições diferentes possuem características diferentes e acabam por não conseguirem se comunicar de forma trivial, ou seja, sem que haja um agente intermediando a comunicação.

Visando resolver esse problema um grupo de pesquisadores se reuniu e criou o Grupo de Pesquisas de Redes Tolerantes à Atraso, o DTNRG (Delay Tolerant Networking Research Group). O DTNRG é um grupo de pesquisas aberto do IRTF (Internet Research Task Force) o qual é patrocinado pelo IETF (Internet Engineering Task Force). As discussões do DTNRG são realizadas por listas de discussão na Internet e através de eventos em conjunto com reuniões do IETF. O objetivo do DTNRG é exatamente estudar e propor uma forma de construir um agente que faça o interfaceamento entre as diversas redes.

<< Primeira Página < Voltar

Próxima >

Última Página >>