Internet Banda Larga

   Sistema de Distribuição Elétrica

 

     A energia elétrica gerada nas usinas é transmitida até os centros consumidores através de linhas de transmissão trifásicas em alta tensão (de 230 kV a 765 kV). Essas linhas são interligadas por meio de subestações, onde se localizam os vários transformadores necessários para controlar o nível de tensão.

     As subestações de distribuição, geralmente localizadas dentro do perímetro urbano das cidades, são utilizadas para abaixar o nível de tensão até o patamar característico de sua distribuição na cidade. Uma subestação de distribuição comumente recebe linhas de transmissão trifásicas que fornecem energia nas tensões de 69 kV ou 138 kV e abaixa a tensão, usando transformadores, para níveis padronizados de 11,9 kV e 13,8 kV (média tensão).

     A partir das subestações de distribuição, a energia elétrica é distribuída aos consumidores através de uma rede elétrica, chamada rede de distribuição, ou grade de potência, formada por duas sub-redes: rede de alimentação primária e rede de alimentação secundária.

Esquema básico de distribuição (www.hsw.com.br)

     A rede primária é constituída por alimentadores primários formados por linhas trifásicas, que saem de uma subestação de distribuição e seguem pelas ruas das cidades, podendo ter instalação aérea em postes ou instalação subterrânea via cabos isolados (usada normalmente nos centros das cidades).

     Às vezes, a rede primária contém também um quarto fio(neutro), dependendo da forma de aterramento utilizada pela empresa. Essa rede primária utiliza normalmente 11,9 kV ou 13,8 kV como tensão de linha e opera de forma radial (redes aéreas) ou malhada (redes subterrâneas).

     Entretanto, para atender aos consumidores residenciais e comerciais de pequeno porte, é necessário se obter tensões ainda menores. Para tanto, utilizam-se transformadores trifásicos redutores de tensão que interconectam a rede primária à rede de alimentação secundária, formada por alimentadores trifásicos a quatro fios (o fio neutro está sempre presente). Os níveis de tensão nessa rede secundária são 220 V ou 127 V (baixa tensão) como tensão de fase.

     A infra-estrutura da rede elétrica no país é bastante extensa atingindo uma elevada penetração. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL a capilaridade no Brasil já passa de 95% dos domicílios, pretendendo-se atingir 100% destes até 2015.