2.2 Gerenciamento de Tráfego e Meio-Ambiente
     
     Apesar de ser seu ponto forte, as redes veiculares não possuem aplicações apenas na segurança. Existem aplicações também no gerenciamento de tráfego, que por sua vez, trazem vantagens para o meio-ambiente.
     Por exemplo, os próprios veículos podem, através da rede, enviar informações em tempo real sobre a situação do tráfego na sua localização atual. Assim, computadores de bordo podem alertar motoristas sobre pontos onde o tráfego está engarrafado.
     Acoplando-se isto a um serviço de GPS, pode-se sugerir rotas alternativas ao motorista, de modo que os engarrafamentos não se ampliem e, consequentemente, menos combustível seja queimado e menor é a quantidade de gases poluentes emitidos pelos automóveis.
     Outra aplicação possível seria utilizar-se de sensores nos veículos para transmitir informações sobre o clima e a atmosfera para uma central de estudos meteorológicos, que estudaria os dados para realizar previsões, por exemplo.
     Além disso, pode-se utilizar a rede veicular para rastrear caminhões com carregamentos perigosos, uma aplicação que combina os ítens "Segurança" e o atual deste trabalho.
     Na referência [11], testes foram conduzidas utilizando o sistema simulador de tráfego da BMW, "Carisma", e os conhecidos programas NS2 para simular o tráfego de redes entre os nós. O esquema de integração dos serviços é mostrado na figura a seguir:

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     Neste artigo, os autores simularam a movimentação de 900 veículos em uma área de 8km², saindo de lugares aleatórios, com destinos aleatórios. Segue o mapa da simulação:

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     400 destes veículos podem se comunicar entre si utilizando uma rede veicular, com suposto alcance de 400m por veículo.
     A quantificação da eficiência do uso de redes veiculares foi feita através das velocidades médias dos veículos.
     A conclusão chegada é de que os carros equipados com dispositivos que permitiam comunicação andam, na média, sempre mais velozes do que aqueles que não possuem acesso à rede. Segue o gráfico:

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