3.1 MANETs

     As VANETs podem ser consideradas como um caso particular das MANETs, Mobile ad-hoc Networks.
     A idéia das MANETs veio dos campos de batalha. Milhares de sensores detectores de movimento seriam distribuídos no campo. Quando algum deles detectasse movimento, enviaria o sinal através de toda a rede e sensores.
     No entanto, com a popularização de laptops e PDA's com possibilidade de conexão sem fio, esta idéia evoluiu e é aplicada para estes dispositivos móveis atuais.Cada vez mais as pessoas estão comprando aparelhos portáteis mais sofisticados e querem interagir, ler e- mails, notícias, acessar sites da Internet, enfim, querem ter conectividade móvel.
     As MANETs são redes sem fio, com topologia altamente volátil e totalmente arbitrária, que devem ser auto-configuráveis. Existem diversos desafios em MANETs, sendo um dos principais a forma como é feito o roteamento dos pacotes.
     As VANETs são, portanto, um caso particular das MANETs. As maiores particularidades das VANETs é de que carros movem- se apenas em ruas, então existe uma certa restrição no seu movimento.
     Além disso, no caso de automóveis, é possível inserir access points em locais estratégicos de uma cidade ou estrada, onde alguns dos serviços rodariam e eventualmente uma comunicação de longa distância pode ser realizada. Com isso, a rede não é totalmente volátil e móvel, mas sim dividida em comunicação veículo-veículo e veículo-access point.
     Mais do que isso, como os veículos são capazes de gerar bastante energia, não existem restrições muito severas quanto ao processamento necessário para o funcionamento da rede ou consumo de energia.