Conclusão

 

Chegamos então a algumas conclusões úteis relacionadas aos firewalls no contexto da segurança de redes. A mais significativa seria de que não há uma melhor abordagem geral a ser tomada quanto ao tipo de firewall a ser implantado, já que há diversos fatores que influenciam na escolha correta para cada caso específico. São eles basicamente o custo, a política corporativa, tecnologia existente na rede e perfil padrão dos usuários da rede.

Deve-se procurar utilizar aplicativos com margem de segurança em sua falha, ou seja, se o sistema entra em colapso ele não mais permite o tráfego de dados/serviços através dele. Por exemplo se um roteador de filtragem de pacotes pára de funcionar, não deverá ocorrer mais passagem de pacotes pelo mesmo, ou se um proxy pára de funcionar ele não deverá mais prover serviços.

Além de haver também a necessidade de se conhecer o motivo principal de oferecer tal tipo de proteção à rede, ou seja, deve-se levar em conta qual a maior ameaça, quando há uma, para a rede.Esses fatores podem facilmente contrapor as considerações técnicas apresentadas ao longo do trabalho.