Firewall: Uma Definição

 

Firewall pode ser definido como um sistema ou conjunto de sistemas que reforçam a política de segurança na comunicação entre uma rede privada e a internet. O firewall determina serviços/dados contidos na rede que podem ser acessados de fora da mesma, bem como quais usuários fora da rede podem acessar tais serviços.

Para que um firewall seja tido como eficaz é necessário que por ele passe todo o tráfego entre a rede local e a internet. Além disso é também necessário que ele propriamente dito esteja imune a penetração por um usuário qualquer. Sendo assim, o firewall pode ser visto como um fator limitante à exposição da rede.

Existem algumas limitações quanto ao uso do firewall. Uma delas é a de que o firewall não é capaz de fornecer proteção em relação a usuários internos da rede, oque significa que uma pessoa com privilégio de acesso a um dispositivo dentro da rede poderá por exemplo copiar informações confidenciais sem que o firewall sequer possa notar. Outra limitação a ser considerada é que se o firewall não for totalmente eficaz as conexões que não passam por ele serão não-seguras. Além disso o firewall não protege satisfatóriamente contra vírus, apesar de existirem no mercado atual alguns firewalls com serviço anti-virus embutido.

 

 

Retirado de: www.onelinea.com.br/BTOs/bto_firewall.html