Introdução

Conceituação de gerência de redes

Antes de introduzir o SNMP, é primeiro necessária a definição do contexto no qual ele se aplica. Nesta seção serão abordados de forma tópica os principais conceitos de gerenciamento de redes, segundo o modelo FCAPS (Fault, Configuration, Accounting, Performance and Security Management), estabelecida pela ISO (International Organization for Standardization).

Gerenciamento de falhas

O objetivo do gerenciamento de falhas é detectar, registrar e a notificar os usuários sobre problemas na rede ou nos sistemas que a integram. Na grande maioria dos ambientes corporativos, não é aceitável a queda da rede por qualquer motivo. O gerenciamento de falhas aponta os seguintes passos para a rápida resolução de uma falha:

  1. isolar o problema através de ferramentas que determinem seus sintomas;
  2. resolver o problema;
  3. registrar o processo pelo qual foi isolado e resolvido o problema.

Deve ser mantido um banco de dados com o registro detalhado das informações produzidas no terceiro passo, de forma que a organização possa reagir rapidamente no caso de nova falha.

Gerenciamento de configuração

O objetivo do gerenciamento de configuração é monitorar a configuração da rede e dos dispositivos que a compõe de forma que os diversos elementos de hardware e software que compõe a rede sejam rastreáveis e gerenciáveis. Em geral esta tarefa resulta em um banco de dados que concentra a informação topológica de todos sistemas da organização.

Este gerenciamento possibilita agilidade no caso de uma atualização de um ou mais componentes da rede, bem como em transições para novas aplicações e tecnologias.

Gerenciamento de contabilidade

O objetivo do gerenciamento de contabilidade é garantir que os recursos da rede sejam utilizados de maneira satisfatória por todos os grupos ou indivíduos que os acessam. Esta forma de regulamentação minimiza problemas através da distribuição dos recursos da rede segundo sua capacidade de atendimento. Ao mesmo tempo são colhidas estatísticas de uso que permitem cobrar pelo serviço aos usuários (quando aplicável) e aplicar os limites de cota de utilização de recursos (quando especificados).

O gerenciamento de contabilidade também engloba o gerenciamento de administração, que tem como objetivo a especificação pelo administrador da rede de usuários autorizados, grupos, senhas e permissões; assim como de políticas para criação de cópias de segurança e sincronização.

Gerenciamento de desempenho

O objetivo do gerenciamento de desempenho é medir e reportar diversos indicadores do desempenho da rede e de sistemas. Este segue as seguintes etapas:

  1. dados de desempenho são colhidos dos indicadores;
  2. níveis basais para estes indicadores são determinados através da análise dos dados;
  3. limites de desempenho são estabelecidos. A excedência destes limites é indicativa de problemas que requerem atenção.

Gerenciamento de segurança

O objetivo do gerenciamento de segurança é o controle do acesso a recursos disponíveis na rede, assim como detectar e prevenir ataques que possam comprometer estes recursos. Estes ataques podem causar um estado de negação de serviço, ou ainda permitir que um atacante tenha acesso a conteúdo sigiloso armazenado em um sistema da rede.

O gerenciamento de segurança é realizado por uma série de ferramentas desenvolvidas especificamente para essa tarefa:

O gerenciamento de segurança engloba tanto sistemas de segurança de rede quanto segurança física dos servidores e equipamentos chave de sua infra-estrutura. Esta segurança física inclui câmeras e mecanismos de controle de acesso que possam garantir que somente pessoal autorizado tenha acesso à sistemas vulneráveis.