O protocolo

Motivação

O gerenciamento de dispositivos em uma rede não é uma tarefa trivial e torna-se particularmente mais desafiadora conforme as redes vão se tornando mais complexas. Redes atuais precisam gerir um grande número de dispositivos e de grande diversidade como roteadores, servidores, switches, impressoras, câmeras IP e muitos outros. O SNMP busca cumprir a tarefa de certificar o funcionamento não só correto dos componentes da rede, mas também de maneira mais otimizada possível.

O SNMP foi portanto introduzido para suprir a necessidade de um padrão de gerenciamento de dispositivos IP (Internet Protocol). Para isso, propõe um conjunto simples de operações que permite que estes dispositivos sejam gerenciados remotamente.

Fundamentos

Uma rede SNMP é caracterizada por três componentes fundamentais:

  • Dispositivos gerenciados
  • Agentes
  • Sistemas de Gestão de Redes (NMS - Network Management System)
  • Dispositivos gerenciados constituem os nós da rede onde interfaces SNMP são implementadas para que informações relevantes ao seu gerenciamento possam ser armazenadas e transmitidas. Também conhecidos como elementos de rede, dispositivos gerenciados incluem, mas não estão limitados a: impressoras, câmeras de vídeo IP, telefones IP, servidores de acesso, roteadores e switches.

    Agentes estão presentes em cada dispositivo gerenciado e são justamente os responsáveis pela implementação da interface de comunicação SNMP. Trata-se de um software que atua como tradutor das informações de gerenciamento local e específica aos dispositivos gerenciados que os hospedam para o formato específico SNMP - tornando as informações do dispositivo gerenciado compreensíveis globalmente - e portanto, gerenciáveis..

    As tarefa de monitoramento e gerenciamento propriamente ditas são delegadas aos Sistemas de Gestão de Redes. Por representarem a atividade que consome de fato a maior parte dos recursos de processamento, o sistema NMS normalmente é abrigado em um ou mais computadores.

    Conceitos

    Abstract Syntax Notation

    O ASN (Abstract Syntax Notation), é um padrão de codificação utilizada para a descrição de objetos. Trata-se de uma notação bastante extensa, e o SNMP utiliza-se de um subconjunto adaptado dela para a descrição e armazenamento de objetos que, dentro do contexto de gerenciamento de redes, são basicamente variáveis contendo informações de dispositivos gerenciados.

    Como padrão formal, o ASN determina um conjunto formal de regras que elimina a dependência de qualquer plataforma específica de codificação. É preciso, ou seja, sua notação garante a descrição livre de ambiguidades de entidades de uma rede.

    Structure of Management Information

    O papel do SMI (Structure of Management Information) é definir justamente a adaptação da codificação ASN a ser utilizada.

    O SMI é dividido em três partes:

  • Definições de módulo
  • Definições de objetos
  • Definições de notificações
  • Management Information Base

    O SNMP não padroniza que tipo de informações um sistema de gerenciamento precisa dispor. A descrição de cada elemento de rede, bem como as variáveis de estado relevantes ao seu monitoramento e gerenciamento estão descritas e armazenadas em bancos de dados virtuais chamados MIBs (Management Information Base). Em uma estrutura hierárquica, identificadores de objetos (OIDs) permitem a distinção de cada variável que pode ser acessada para escrita ou leitura via SNMP.