Negação de Serviço, Negação de Serviço Distribuída e Botnets


5. Conclusão

Os ataques de negação de serviço já são uma realidade bem consolidada por todo o mundo. Com os mais variados motivos, a frequência dos ataques apenas aumenta. Hoje em dia, o número de pessoas conectadas diariamente à Internet é tão grande que as chances de um usuário comum sofrer um ataque são pequenas. Porém, as chances são um pouco maiores quando falamos de um usuário estar infectado e disponível para uso em um ataque distribuído de negação de serviço.

À medida que os ataques se tornam mais frequentes, a defesa parece se tornar mais difícil. A simplicidade da Internet e de seus protocolos impõe dificuldades para as contramedidas necessárias aos ataques mais modernos e sofisticados.

Até como consequência disto, a aplicação das leis torna-se algo extremamente difícil, mesmo com as indiscutíveis evoluções tecnológicas e com as cada vez mais presentes leis para crimes virtuais. O próprio Brasil é um exemplo de que hoje se dá mais importância a questões legais na Internet.

Até que se encontre uma solução para este problema, só existe um método que garante que o usuário não sofra com um ataque de negação de serviço: não se conectar à Internet.