Introdução

Para entendermos o que é o gerenciamento de identidades, precisamos primeiro entender um conceito base: identidade digital, que é um grupo de dados que identifica uma pessoa ou uma empresa na internet.

Com o aumento de serviços virtuais sendo oferecidos e requisitados, surgiu a necessidade de administrar o fornecimento de serviços de forma a garantir a disponibilidade somente para aqueles que têm direito a recebê-los.

Dessa forma, sistemas são criados e desenvolvidos na atualidade para armazenar as identidades digitais para provedores de um ou mais serviços. Tais sistemas devem fornecer autenticação para usuários obterem acesso e ao mesmo tempo proteger as identidades armazenadas.

Como os Sistemas de Gerenciamento de Identidades está muitas vezes relacionado com venda de serviços, ele deve ser voltado ao comprador, e, portanto, apresentar facilidades a ele, como uma única identidade digital para diferentes serviços. O sistema deve também garantir a segurança dos dados de cada identidade digital, de modo a evitar que malfeitores possam prejudicar tanto os usuários quanto os provedores de serviço.

Introdução