1. Quais são os principais princípios físicos nos quais o desenvolvimento da criptografia quântica se baseia?

    R: O princípio da incerteza e o fenômeno do entrelaçamento quântico.

  2. Como o desenvolvimento da computação quântica afeta a criptografia quântica?

    R: Com o desenvolvimento da computação quântica, os sistemas atuais mais seguros de criptografia tornam-se relativamente frágeis devido ao aumento exponencial no poder e velocidade de processamento de sistemas computacionais quânticos. Por isso, sistemas de criptografia quântica podem oferecer uma solução mais segura em comunicação no futuro.

  3. Apenas o uso da criptografia quântica é capaz de garantir a confidencialidade da comunicação?

    R: Não, porque o espião ainda pode se infiltrar como o “homem do meio”, conseguir separar e capturar apenas parte de um pulso do feixe ou obter as polarizações usadas pelo emissor através do envio de pulsos fortes para o seu polarizador, que se refletiriam no seu transmissor de volta ao espião caso esse transmissor tenha uma superfície reflexiva.

  4. Como o monitoramento de uma transmissão quântica pode ser detectado?

    R: A monitoração de uma transmissão de fótons gera mudanças na chave transmitida, que pode ser detectada comparando parte da chave, que é anunciada publicamente.

  5. Quais são as principais limitações para o uso de sistemas de criptografia quântica hoje?

    R: Alto custo, dificuldade de implementação, distâncias limitadas entre emissor e receptor e dificuldade de integração entre uma rede quântica e a infra-estrutura das redes atuais.