Vantagens e Desvantagens
Normalmente, o surgimento de uma nova tecnologia e seu estabelecimento no mercado ocorre devido às vantagens que esta tem sobre tecnologias mais antigas com aplicações semelhantes. No caso da RFID, podemos listar algumas dessas vantagens abaixo:
- Maior confiabilidade: sistemas com RFID são capazes de manter seu funcionamento em ambientes hostis e com climas extremos.
- Maior durabilidade: como citado em Etiquetas, as passivas têm uma grande durabilidade e as ativas, mesmo com a bateria, duram um tempo significativo. Além disso, existe a possibilidade de reutilização da etiqueta..
- Redução ou eliminação de erros humanos: a RFID substitui alguns trabalhos realizados anteriormente por humanos e, com isso, reduz esses erros.
- Alta velocidade: as informações envolvidas são enviadas, recebidas e processadas rapidamente.
- Otimização dos processos: que ocorre em decorrência da redução de erros humanos e da alta velocidade de processamento.
- Facilidade de leitura: as etiquetas não dependem do campo visual para serem lidas e não é necessária uma grande proximidade com o leitor.
- Identificação simultânea: o leitor é capaz de identificar vários objetos com etiquetas em um mesmo instante de tempo.
- Rastreabilidade: capacidade de rastreamento de produtos e seres vivos.
- Capacidade de armazenamento: uma etiqueta é capaz de armazenar dados coletados referentes ao objeto ou ao processo a que está relacionada.
Contudo, toda tecnologia possui suas desvantagens:
- Custo elevado: custo de fabricação de um sistema em RFID é muito alto em comparação com outras tecnologias, como o código de barras, principalmente para ser aplicado em produtos com baixo valor agregado.
- Dificuldade de padronização: como explicado em Padronização, até hoje, organizações buscam por uma padronização para a utilização da RFID.
- Interferência por metais: os campos magnéticos gerados por materiais metálicos podem causar uma interferência no sistema e causar problemas em seu desempenho.
- Privacidade: como os produtos com RFID adquiridos pelos consumidores podem ser monitorados até mesmo depois da compra, é muito discutida a questão de privacidade do usuário. A tecnologia que faz com que a etiqueta pare de funcionar quando o consumidor sai da loja após a compra do produto é muito alta.