4.1.2 Domains

Um domínio é simplesmente uma sub árvore no domain name space. O domain name de um domínio é o mesmo do nó raiz desta sub árvore. Isto significa que o nome do domínio é o nome do nó topo do domínio. Então, por exemplo, o topo do domínio perdue.edu é um nó chamado perdue.edu; como mostrado na figura a seguir.

Qualquer domain name na sub árvore é considerado parte do domínio. Uma vez que um domain name pode pertencer a várias sub árvores, este domain name pode pertencer a vários domínios. Por exemplo o domain name pa.ca.us pertence ao domínio ca.us e também ao domínio us, como mostrado na figura abaixo.

Aí vem a seguinte pergunta; se um domínio é composto simplesmente por domain names e outros domínios; onde estão os hosts ? Domínios são grupos de hosts ?
Os hosts também são domínios. Temos que lembrar que domain names são simplesmente indexadores para o banco de dados do DNS. Os hosts são domain names que apontam para informações sobre hosts particulares. E um domínio contém todos os hosts cujo domain name pertecem àquele domínio. Os hosts possuem um relacionamento lógico, que muitas vezes são geográficos ou organizacionais e não necessariamente por rede, endereço ou hardware. Você pode ter dez hosts diferentes, cada um em uma rede diferente, e até em países diferentes, pertencendo a um mesmo domínio.

Domínios na ponta da árvore geralmente representam hosts individuais. Seus domain names podem apontar para endereços de rede, informações de hardware ou informações sobre roteamento de e-mail. Domínios no interior da árvore podem nomear um host e podem apontar para informações estruturais acerca de seus subdomínios. Este domínios podem representar o domínio ao qual correspondem e um host da rede. Por exemplo, hp.com é o domain name da Hewlett-Packard e um host que gerência as mensagens entre a HP e a Internet.

O tipo de informação - host ou estrutural - que um search retorna , depende do contexto no qual o domain name é usado. Um search pelos "filhos" de um nó retornaria informações estruturais; enquanto um telnet para o domain name procuraria pelo host. Um exemplo é mostrado na figura abaixo.

Uma maneira simples de descobrir se um domínio é um subdomínio de um outro domínio é comparar seus domain names. O nome de um subdomínio termina com o nome de seu "pai". Por exemplo, o domínio la.tyrell.com é necessariamente um subdomínio de tyrell.com pois termina com tyrell.com.

Além de serem referenciados por termos de relacionamento (pais, filhos); domínios são muitas vezes referenciados por níveis.