Esta página é referente ao curso de Internet das Coisas. Ela apresenta a ementa, a bibliografia, o método de avaliação e o calendário da disciplina.
Esta página será atualizada ao longo do curso. Assim sendo, visite-a regularmente!
Usem o acervo da UFRJ a favor de vocês!
Não esqueçam de verificar a parte de links úteis desta página! Ela possui recursos importantes para o aprendizado.
Nota final = P1 x 0,4 + S1 x 0,1 + S2 x 0,1 + T1 x 0,3,
onde P1é a prova teórica, S1 e S2 são os seminários e T1 é o trabalho prático.
A seguir, o calendário previsto para as aulas. Ele pode ser alterado a qualquer momento, sem aviso prévio.
O calendário será alterado para as provas e entregas de trabalho. Há duas provas regulares, uma prova final e uma prova de 2a chamada.
Mês | Dia | Matéria | Slides |
---|---|---|---|
Setembro | 25 | Introdução. | 1-Intro |
27 | Coisas. | 2-Coisas | |
Outubro | 2 | Nuvem. | 3-Nuvem |
4 | Não haverá aula. | Sem aulas. | |
9 | Nuvem. | 4-Nuvem II | |
11 | Borda. | 5-Borda | |
14 | Borda. | 6-Borda 2 | |
18 | Arquitetura em camadas. CSMA/CA. 802.15.4. | 7-Comunicação | |
23 | 8- | ||
25 | 9- | ||
30 | Seminários 1 | 10- |
Aqui estão reunidos links que podem ser úteis para estudantes da disciplina ao longo do curso.
Em construção
Aqui estão reunidos links que não são essenciais para estudantes da disciplina ao longo do curso. Eles contém curiosidades e coisas divertidas que podem motivar estudantes do curso.
O canal Manual do Mundo tem uma série de vídeos sobre como funcionam os computadores. Eles são muito legais e misturam a história e a engenharia dos computadores. Os vídeos são rápidos e agradáveis, mas são feitos com a consultoria de gente que entende do assunto (gente da engenharia, da física e afins).
Um dos vídeos fala um pouco da história das portas lógicas e sobre a importância delas pros computadores. Selecionei esse pra colocar aqui pra vocês, mas recomendo a série inteira. Para a série inteira, basta encontrar a hashtag #SagaDosComputadores no youtube.
Livro que não consta da bibliografia do curso, mas algumas vezes parece que deveria constar.