4. Navegação na Deep Web

4.1 Navegabilidade

Diversas páginas da Deep Web podem ser acessadas por meios idênticos a páginas mais convencionais da Surface Web, com a principal diferença que parte de seu conteúdo é gerado dinamicamente. Em prática, funcionam como páginas comuns que maioria dos usuários da web de superfície estão habituados. Porém, devido a sua natureza dinâmica, estas páginas não conseguem ser facilmente indexadas e, portanto, não são encontradas por motores de busca.

Algumas páginas, contudo, podem requerer um software ou hardware adicional para acesso. Como exemplo, temos as páginas hospedadas dentro da rede TOR ou dentro da Freenet, que requerem um software específico para serem acessadas.

4.2 Invisibilidade na Rede

O anonimato dos usuários é um foco maior para a Dark Web do que para a própria Deep Web, acessível por navegadores convencionais. Cada Darknet tem sua forma específica para manter o anonimato. A rede TOR, por exemplo, usa um sistema de camadas denominado Onion Routing (roteamento cebola), onde os dados são encriptados sucessivamente (incluindo o endereço IP do próximo nó) e enviados a um ponto da rede escolhido aleatoriamente. Este ponto descriptografa parte dos dados, para saber qual o próximo ponto que deverá enviar os dados. Sendo descriptografados, sucessivamente, até chegar na última camada, que envia os dados para o destinatário sem saber a fonte de tais dados.

4.3 BrightPlanet

O buscador denominado BrightPlanet aplica filtros e testes adicionais à pontuação linguística computacional para aprimorar a qualidade dos resultados em sites da web. No artigo (nome do artigo), tais filtros não foram aplicados, baseando-se apenas na pontuação linguística computacional, porém ainda obtendo resultados de busca na Deep Web significativamente melhores que na Surface Web. Segue a comparação:

De acordo com os resultados da pesquisa, a tabela apresenta que há cerca de 3 vezes mais chances de obter resultados de qualidade através da Deep Web.