Overview

Uma vez que o OpenStack tenha sido iniciado, já será possível configurar as máquinas virtuais. Caso o módulo Horizon tenha sido instalado, essa configuração poderá ser realizada através de um navegador web acessando diretamente pelo host através do link “127.0.0.1/dashboard”, onde será requerida autenticação no servidor conforme especificado no arquivo de configuração. Efetuado esse login, o administrador irá se deparar com a página inicial do Horizon, conforme demonstrado na figura ao lado.

Figura 2. Página inicial do Dashboard
Figura 3. Gerenciamento de instâncias

Gerenciamento de instâncias

Nessa dashboard, as máquinas são chamadas de “Instâncias”, e podem ser gerenciadas na aba “Instances”. Ao optar por iniciar uma nova instância, o administrador precisará escolher qual será a configuração da máquina virtual. É necessário definir no mínimo o nome da máquina, a imagem que será utilizada, configuração de hardware e de rede. Caso a intenção do servidor seja disponibilizar ao público os recursos, será necessário uma rede pública. Já para ambientes corporativos, uma rede privada talvez seja o suficiente. A instância criada possuirá um endereço definido pelo Neutron, e informado no dashboard como na segunda figura.

Uma vez que as instâncias tenham sido criadas e inciadas, elas passarão a possuir o IP designado pelo Neutron, que poderá ser utilizado para conexão via terminal com as máquinas virtuais da mesma forma que se comunica com qualquer servidor remoto. O dashboard também oferece opção de visualizar o terminal dentro do próprio navegador