Redes VPN ponto-a-ponto permitem quecomputadores em várias localizações fixasestabeleçam conexões seguras entre eles, através deuma rede pública - como a Internet. Em uma empresa comvárias filiais, por exemplo, uma VPN ponto-a-ponto transcendea rede de um escritório, tornando acessíveis seusrecursos para os funcionários localizados em outrosescritórios.
Há dois tipos de VPNponto-a-ponto:
- Intranet: Se uma empresa tem uma ou mais localizaçõesremotas que desejam juntar em uma só rede privada, pode sercriada uma Intranet para conectar cada LAN a uma só WAN;
- Extranet: Se uma empresa é parceira, fornecedora ou cliente deoutra empresa, pode ser criada uma Extranet que conecte as LANs deambas.
Apesar de os propósitos da VPNponto-a-ponto serem diferentes dos propósitos da VPN de acessoremoto, em geral ambas podem utilizar-se dos mesmos equipamentos esoftware. Porém, o ideal é que VPNs ponto-a-pontonão necessitem de um software cliente instalado em cadacomputador da rede - isso pode ser feito através de umequipamento dedicado à VPN que rode um software clienteúnico.