Introdução

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) auxilia muitos grupos de trabalho ao desenvolver e manter padrões de comunicações sem fio e com fio. Por exemplo, 802.3 é Ethernet com fio e 802.11 é para LANs sem fio (WLANs), também conhecido como Wi-Fi. O grupo de padrões 802.15 especifica uma variedade de redes de área pessoal sem fio (WPANs) para diferentes aplicações. Por exemplo, o 802.15.1 é Bluetooth, o 802.15.3 é uma categoria de alta taxa de dados para tecnologias ultra-wideband (UWB) e 802.15.6 é para redes de área corporal (BAN). Existem vários outros.

As redes de área pessoal sem fio (WPANs) são usadas para transmitir informações em distâncias relativamente curtas. O padrão IEEE 802.15.4 define todas as especificações de comunicação da camada física e da camada de acesso ao meio ( MAC - Media Access Control) para redes de comunicação sem fio que operam com baixa taxa de transmissão de dados, conhecida também pela sigla LR-WPAN (Low Rate Wireless Personal Area Network).

Ao contrário das redes de área local sem fio (WLANs), as conexões efetuadas através de WPANs envolvem pouca ou nenhuma infraestrutura. Esse recurso permite que pequenas, eficientes em energia e econômicas soluções sejam implementadas para uma ampla gama de dispositivos.

O padrão básico com as atualizações e aprimoramentos mais recentes são 802.15.4a / b, com 802.15.4c para a China, 802.15.4d para o Japão, 802.15.4e para aplicações industriais, 802.15.4f para identificação de radiofrequência ativa (com bateria) (RFID) e 802.15.4g para redes de utilidade inteligentes (SUNs) para monitorar o Smart Grid. Todas essas versões especiais usam a mesma tecnologia e protocolo de rádio base, conforme definido em 802.15.4a / b.

Este padrão define as especificações da camada física (PHY) e da subcamada de controle de acesso médio (MAC) para conectividade sem fio de baixa taxa de dados com dispositivos fixos, portáteis e móveis sem bateria ou requisitos de consumo de bateria muito limitados que normalmente operam no espaço operacional pessoal (POS) de 10 m.

O padrão proporciona uma complexidade baixa, baixo custo, consumo de energia extremamente reduzido e conectividade sem fio de baixa taxa de dados entre dispositivos baratos. A taxa de dados brutos é suficientemente alta (250 kb/s) para satisfazer um conjunto de aplicações, mas também é escalável para as necessidades de sensores e automação (20 kb/s ou abaixo) para comunicações sem fio.

Menu