Introdução: O desafio da integração do ATM

Mas de dez anos depois do surgimento das tecnologias LAN para o compartilhamento de recursos (Ethernet e Token Ring), o ATM oferece um modo completamente novo em termos de redes de computadores trazendo algumas vantagens.

O ATM tem sido desenvolvido de modo a possibilitar o tratamento e a transmissão de dados, voz e vídeo utilizando o mesmo protocolo. E, como as redes ATM são baseadas em conexões ponto-a-ponto (analogamente a redes de telefone) elas não sofrem interferência de fatores como escalabilidade e limitações de distância vivenciadas nas atuais LAN’s. Isto significa que ATM pode ser utilizado para a implementação de redes de longa distância integrando LAN’s e WAN’s, com um único protocolo ponto-a-ponto.

Está claro, que para algumas pessoas ATM significa uma revolução em termos de comunicação e consequentemente a obsolescência dos padrões atualmente utilizados para o tratamento de vídeo e voz em redes. Para outros significa simplesmente um meio de minimizar os custos e aumentar a velocidade das aplicações desenvolvidas. Mas, para a grande maioria dos casos, significa, ainda, um desafio: a implementação de redes ATM que realizem os serviços usuais e escenciais das LAN's e que tenham compatibilidade com as mesmas.

Como integrar as existentes Ethernet e Token Ring LAN’s com redes ATM? LAN Emulation sobre ATM vem, exatamente, responder a este desafio. A importancia de LAN Emulation como uma ponte tecnológica foi reconhecida pelo ATM Fórum e, desde então, muitos esforços vem sendo conjugados para o desenvolvimento de um padrão que possa assegurar a interoperabilidade entre as redes.


Página anterior 

Próxima Página