A necessidade de desenvolvimento de LAN Emulation (LANE)

O ATM Fórum definiu LAN Emulation para permitir, aos usuários de LAN’s comuns, usufruir das vantagens das redes ATM sem necessitar de modificações de hardware ou software em suas estações terminais de rede.

Uma razão para a utilização de LANE é que algumas das aplicações atuais para LAN’s não são providas por redes ATM.

A grande maioria das aplicações para LAN’s assume que são capazes de:

  • Distribuir os datagramas para destinos individuais de acordo com um único endereço MAC, sem nenhum tipo de conexão real com aquele endereço.
  • Distribuir pacotes para todos os usuários participantes da rede (Broadcast) ou para um grupo específico de usuários (Multicast) através de um endereço MAC especial indicando broadcast ou multicast.

As redes ATM não oferecem nenhum destes serviços diretamente. As redes ATM distribuem datagramas em canais de conexão virtual (VCC) que necessitam ser estabelecidos entre as extremidades interessadas antes do início do envio dos pacotes. Uma rede ATM requer conexões ponto-multiponto para que se possibilite o envio de pacotes broadcast ou multicast. Logo as redes ATM implementam conexões orientadas enquanto que as LAN’s comuns implementam transmissão de dados "sem conexão".

A utilização de LANE cria uma camada de conversão que mascara a conexão ATM para as aplicações que requerem transferência de dados sem conexão realmente tenham este aspecto. LANE suporta, também, a transmissão de frames Ethernet e Token Ring sobre redes ATM de modo que a princípio não se façam necessárias modificações nas redes já existentes. LANE utiliza redes ATM como backbones para interligar as LAN’s existentes como mostra a figura abaixo.

lane concept.gif (5000 bytes)

Figura 1 – O conceito LANE

LANE define uma interface de serviço para os protocolos da camada de rede que é identico a existente camada MAC não implicando em alteração para os protocolos e aplicações das camadas superiores. Os dados enviados pela rede ATM são encapsulados em pacotes LAN MAC. A LANE funciona como uma ponte que transporta o tráfego entre LAN's e ATM, porém não é capaz de emular todas as características das camadas física e de enlace. Por exemplo, não prove controle de fluxo e de colisão.


Página anterior 

Próxima Página