Servidores e Componentes de Emulated LAN's

Emulated LAN, nada mais é, do que o conjunto de dispositivos que implementa uma aplicação de LANE. Este conjunto de dispositivos é análogo a um grupo de estações LAN ligadas a uma rede Ethernet o Token Ring (TR).

Uma simples ELAN consiste dos seguintes componentes:

  • LANE client (LEC) – Uma entidade numa extremidade como, por exemplo, uma workstation. LAN switch ou roteador que realiza a transmissão e recepção, endereçamento e outras funções de controle para um único terminal numa única ELAN. O cliente de LANE prove serviços LAN para camadas superiores que interfaceiam com ele. Uma switch ou roteador pode ter múltiplos clientes LANE, cada um conectado a diferentes ELANs.
  • LANE configuration server (LECS) – Um servidor que designa clientes individuais a determinadas ELANs direcionando-os aos LES correspondentes as ELANs. O LECS mantêm um banco de dados dos clientes LANE ou dos endereços MAC e suas ELANs. O LECS pode ser usado para segurança restringindo a associação de ELAN's a certos LEC's baseado no seu endereço MAC.
  • LAN server (LES) – Um servidor que prove uma facilidade de registro para os clientes ao se juntar a uma ELAN. Cada ELAN tem um LES que trata dos protocolo de pedidos de resolução de endereço de LANE, o que é uma tabela (look-up table) de endereços MAC de destino.

  • Broadcast and unknown server (BUS) – Um servidor que trata do tráfego com destino desconhecido, de multicast e broadcast para os clientes sem uma ELAN.

lane components.gif (8263 bytes)

Figura 2 - Componentes da ELAN


Página anterior 

Próxima Página