LANE em bridges e LAN switches

Descrevemos a operação da LANE do ponto de vista de um estação, como uma workstation ou um PC, assumindo que tanto o transmissor quanto o receptor estavam conectados auma rede ATM. Porém, LANE também pode ser usada para a comunicação entre LAN’s e entre LAN’s e redes ATM.

Isto pode ser feito com a utilização de bridges e switches. Desta maneira estes componentes podem ser encarados como um tipo de estação que representa um grande número de endereços MAC, que são os verdadeiros endereços das estações Ethernet e Token Ring.

Uma bridge é um dispositivo com duas portas que conecta duas Ethernets ou Token Rings, enquanto uma switch é um dispositivo com multiplas portas para interconectar segmentos do mesmo tipo nas LAN’s. Por uma razão de simplificação chamaremos os dois dispositivos de bridges.

Eles operam tranferindo os frames de um segmento de LAN a outro de acordo com o destinatário indicado pelo endereço MAC. Como conseguimos fazer o tráfego de frames Ethernet e Token Ring por uma rede ATM, podemos usar uma bridge transferir frames de uma rede Ethernet ou TR para uma emulada. Para isto é necessário somente que esta bridge tenha interface ATM e suporte LAN emulation.

As bridges com LANE recebem os frames da LAN atachada a elas e aplica algumas regras para determinar se deve ou não repassa-lo. Caso afirmativo, a bridge examina o endereço MAC de destino procura na tabela de mapas VCC. Deste ponto em diante o processo é o mesmo descrito anteriormente para estações.

Figura 5 - Clique aqui para visualizar

 


Página anterior 

Próxima Página