Canais de conexão virtual na LANE

A comunicação entre componentes LANE é tratada por muitos tipos de VCC. Alguns são unidirecionais, outros bidirecionais. Alguns são ponto-a-ponto, outros ponto-multiponto.

Figura 4 - LANE Canais de conexao virtual (clique para visualizar)

VCC de controle direto – O LEC seta um VCC bidirecional e ponto-a-ponto até o LES, para mandar ou receber trafego de dados. O LEC é obrigado a aceitar o controle de tráfego estabelecido pelo LES através do VCC e precisa manter o VCC enquanto participante de uma ELAN.

VCC de controle distribuído – O LES seta um VCC unidirecional para o LEC para o controle de tráfego distribuido. Sempre que o LES não possa resolver um pedido de um LEC, ele retransmite este pedido por este VCC para todos os clientes da rede.

VCC de dados diretos – Uma vez que o endereço ATM for obtido, este VCC bidirecional e ponto-a-ponto é setado entre os dois clientes interessados em trocar dados. A maioria do tráfego utiliza este tipo de VCC.

VCC de envio multicast – o LEC seta um VCC unidirecional e ponto-a-ponto até um servidor multicast. Este VCC é usado pelo LEC para enviar tráfego multicast.

VCC de retransmissão de multcast – O BUS seta um VCC unidirecional até o LECpara distribuir dados do BUS. Este pode ser ponto-a-ponto ou ponto-multiponto. O dado enviado pelo LEC pelo VCC de envio de multicast é retransmitido para todos os LECs via VCC de retransmissão de multicast.

VCC de configuração direta – Este é um VCC transiente que é setado pelo LEC de maneira a obter o endereço ATM do LES que controla uma determinada LAN a qual deseja se unir.


Página anterior 

Próxima Página