Transmissão de dados utilizando LANE

Quando uma estação de uma rede Ethernet ou Token Ring deseja transferir dados na LAN, ela envia um frame para a rede via uma interface padrão. Este frame contém o endereço MAC do destino, que pode ser identificar uma única estação, um grupo multicast ou broadcast, que é suficiente para que a informação seja transmitida pela rede até o destino.

Abaixo encontra-se descrita a interface que deve ser emulada por um adaptador ATM se quisermos realizar esta transferência através de redes ATM sem que se faça necessária nenhuma modificação sua própria rede. Para tanto, este adaptador deve seguir os passos descritos abaixo:

  • Para o endereço MAC especificado como destino, o adaptador deve determinar se o VCC até aquela estação já existe. Isto é feito com o auxílio de uma tabela formada pelos endereços MAC e os VCCs ainda setados.
  • Caso não tenha o VCC correspondente ao endereço MAC estabelecido, o adaptador deve setar um antes de começar a transmissão dos dados. Isto é feito em dois passos:
  1. processo de decodificação do endereço – possibilita encontrar o endereço ATM correspondente ao do MAC recebido.
  2. requisitar o estabelecimento de um VCC – uma vez estabelecido ele atualiza a tabela de endereços MAC
  • Uma vez estabelecido o VCC, a estação adiciona ao frame um cabeçalho LANE de 2 bytes, e o segmenta em células de 48 bytes. Cada célula contém um cabeçalho com informações sobre o VCI. Estas células podem, agora ser transmitidas.

  • Na estação de destino, as células são recebidas e reassembladas para recriar o frame original. Este é repassado para a plicação que o requisitou como se tivesse vindo de uma rede Ethernet ou Token Ring.

Figura 3 - Clique para visualizar


Página anterior 

Próxima Página