[Anterior] [Resumo] [Próxima]

Conclusão


A norma IEEE 802.1p se mostrou bastante eficiente como solução ao proplema de falta de prioridade, e de certa maneira de falta de Qualidade de Serviço, que é característica marcante das redes locais Ethernet.

O número de LANs implementadas com a tecnologia Ethernet é astronômico, e se fosse necessário uma mudança nessa tecnologia para que se pudesse implementar QoS, existiria uma grande possibilidade de não ser implementado na prática pois o custo benefício não seria vantajoso e provavelmente a norma ficaria esquecida. Foi tendo em vista esse tipo de problema que o IEEE desenvolveu o 802.1D&p, tentando adaptar novas tecnologias, devido a novas necessidades, com pré-requisitos fixos provenientes de como o mundo de redes locais se encontra.

Nesse sentido, o IEEE foi bem sucedido pois o número de usuários (administradores) de redes que estão utilizando Pontes (switches) que executam a priorização 802.1p é cada vez maior. Isso é evidente para quem acompanha o desenvolvimento do mercado de redes, e pode ser constatado, por exemplo, com o mapeamento das prioridades de QoS especificadas em 802.1p para conexões de rede que utilizam outras tecnologias que têm um suporte nativo à QoS, tais como ATM. Ou seja, como o ATM, na sinalização de abertura de conexão, pode especificar as características de QoS para os pacotes que irão passar pela rede ATM, basta abrir uma conexão como especificação de QoS típica para cada prioridade do 802.1p. Isso mostra a aceitação do próprio mercado ao 802.1p e a iniciativa de compatibilzar, para integrar essas várias tecnologias.

O futuro da Qualidade de Serviço no nível MAC parece, a princípio, bastante promissora, devido principalmente ao grande número de LANs que já se utilizam desta tecnologia e o grande esforço expendido em pesquisas e avanços tecnológicos. Além disso, tem-se a enorme vantagem financeira frente a outras tecnologias de redes locais, tais como ATM, Frame Relay ...

Pegando o caso da rede telefônica, sabemos que atualmente grande parte das centrais de telefonia celular são conectadas por "backbones" ATM. Futuramente, para se implementar a tecnologia Ethernet no caso da rede de telefonia é imprescindível a QoS no nível MAC.