Camada Física

 A camada física do DSRC, por ser adaptada do padrão 802.11a, é baseada na tecnologia OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplex ) para modular os dados.
     Com o sucesso obtido utilizando-se o padrão 802.11a em serviços e dispositivos recentemente,  a modulação OFDM se tornou extremamente popular, particularmente por sua alta eficiência espectral.
     Basicamente, o OFDM pega os bits que devem ser transmitidos são divididos em diversos conjuntos de bits, que são mapeados em uma série de subportadoras ortogonais. Todas essas subportadoras são transmitidas simultâneamente.
     Dividindo um espectro de frequência em faixas mais finas, um sinal com perdas de frequência seletiva (Ou seja, o cancelamento do sinal com ele próprio ) é convertido em vários sinais planos em várias subportadoras, se o espaçamento das subportadoras é pequeno quando comparado à banda total do canal. Assim, uma técnica de equalização simples pode ser usada no receptor  para combater a interferência entre símbolos transmitidos.
     O DSRC utiliza 64 subportadoras, das quais 52 são usadas para transfêrencia dos dados propriamente ditos. Destas 52 subportadoras, 4 devem ser usadas para rastrear a fase do sinal.
     A figura abaixo mostra a estrutura de um quadro de dados da camada física:
graphic
     Os campos de A1 até A10 são símbolos de treinamento, alguns utilizados para diversas funcionalidades, dentre elas controle automático de ganho e detecção de pacotes. O restante destes símbolos são usados para estimar aproximadamente o desvio na frequência e a sincronização entre os símbolos.
     Os campos seguintes, C1 e C2 são mais longos, e servem para fazer um ajuste fino da frequência e do sincronismo dos símbolos. Em seguida vêm os dados OFDM propriamente ditos.
     Além disso, o DSRC usa, para o método de acesso múltiplo, CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access, Collision Avoidance), no qual um nó interessado em enviar algum dado para a rede deve escutar o canal por um tempo determinado. Caso este esteja ocupado, o nó não transmite e aguarda um tempo aleatório, de modo que se evite uma colisão de pacotes.