O DSRC (Dedicated Short Range Communications), um subconjunto da tecnologia RFID, é um
protocolo sem fio utilizado tipicamente nas comunicações V2R ou V2V.
Como dito anteriormente, existem nas VANETs dois tipos de comunicações: V2V e V2R.
As comunicações V2V (vehicle to vehicle) dizem respeito, como o próprio nome diz, às
comunicações entre veículos, enquanto que as V2R tratam das comunicações entre veículos e os
access points localizados nas laterais das rodovias.
Em 1999, a U.S Federal Communication Commission (FCC) reservou 75MHz do espectro de
frequência para serem usados em comunicações V2R e V2V, com o intuito de melhorar a
segurança e fluxo no trânsito e diminuir o número de acidentes fatais, tudo com baixa latência. Foi
permitido uso privado para diminuir os custos e encorajar a adoção do DSRC e o seu
desenvolvimento.
A Europa (ainda no processo de alocação da banda) não está agindo tão rapidamente quanto
os Estados Unidos, onde órgãos de padronização como a IEEE e a ASTM já estão inclusive com
drafts e previsão para adendos sobre a padronização do uso da banda já alocada.
Existe uma comum confusão entre o DSRC que já é utilizado hoje em dia (em cabines de
pedágio, por exemplo) e o DSRC que écogitado para uso nas VANETs.
Os serviços atualmente disponíveis e DSRC trabalham em banda de frequência próxima de
915MHz, e possuem um alcance máximo de 30m e banda máxima de 0,5Mbps.
O Brasil possui também sistema DSRC de 915MHz rodando nos postos de pedágio. Dados de
2002 mostravam que só no Rio de Janeiro existiam cerca de 110 mil 'tags', utilizadas em 5
rodovias, sendo que 4 integravam os seus serviços.Em São Paulo, aproximadamente 120 mil 'tags'
estavam em uso em 15 rodovias, 12 das quais eram integradas.
O DSRC proposto para uso nas VANETs tem um alcance típio de 1000m, e uma banda que
varia entre 6 e 27Mbps.
A figura a seguir mostra o espectro DSRC:
O espectro foi dividido em 7 canais, de 10MHz cada, sendo o canal 178 um canal de controle,
utilizado apenas para comunicações de segurança. Os canais dos extremos, 172 e 184, são
reservados para futuras aplicações que evitem colisões (collision avoidance) e outras aplicações
públicas para segurança em geral.
A tecnologia DSRC é baseada no padrão 802.11a, ajustado para operações com baixo
overhead e para o espectro DSRC. A IEEE o padronizou, no momento como um draft, sob o nome
de 802.11p.
A referência [12] simulou o uso do protocolo DSRC e as analisou nas condições impostas
pelas VANETs, sendo a principal delas a elevada velocidade dos nós, encontrado as BERs (Bit
error rate) em função da velocidade e do SNR, em uma banda de 12Mbps (média do DSRC),
conforme mostrado no gráfico abaixo:
Os resultados mostram que o DSRC consegue tratar bem até grandes atrasos,
essencialmente por causa do prefixo cíclico bastante longo enviado no começo do quadro.
Além disso, também percebe-se que com o aumento da velocidade existe um piso irredutível
para a BER, não importa quão elevado seja o SNR. Os autores do artigo justificam este fenômeno
explicando que, quanto maiores são as velocidades, mais variam as condições do canais dentro
de um mesmo canal, embora a estimativa do canal seja feita apenas no começo do quadro,
causando os erros.
O gráfico abaixo mostra a variação da largura de banda do DSRC em função da distância: