DSRC
     O DSRC (Dedicated Short Range Communications), um subconjunto da tecnologia RFID, é um protocolo sem fio utilizado tipicamente nas comunicações V2R ou V2V.
     Como dito anteriormente, existem nas VANETs dois tipos de comunicações: V2V e V2R.
     As comunicações V2V (vehicle to vehicle) dizem respeito, como o próprio nome diz, às comunicações entre veículos, enquanto que as V2R tratam das comunicações entre veículos e os access points localizados nas laterais das rodovias.
     Em 1999, a U.S Federal Communication Commission (FCC) reservou 75MHz do espectro de frequência para serem usados em comunicações V2R e V2V, com o intuito de melhorar a segurança e fluxo no trânsito e diminuir o número de acidentes fatais, tudo com baixa latência. Foi permitido uso privado para diminuir os custos e encorajar a adoção do DSRC e o seu desenvolvimento.
     A Europa (ainda no processo de alocação da banda) não está agindo tão rapidamente quanto os Estados Unidos, onde órgãos de padronização como a IEEE e a ASTM já estão inclusive com drafts e previsão para adendos sobre a padronização do uso da banda já alocada.
      Existe uma comum confusão entre o DSRC que já é utilizado hoje em dia (em cabines de pedágio, por exemplo) e o DSRC que écogitado para uso nas VANETs.
     Os serviços atualmente disponíveis e DSRC trabalham em banda de frequência próxima de 915MHz, e possuem um alcance máximo de 30m e banda máxima de 0,5Mbps.
     O Brasil possui também sistema DSRC de 915MHz rodando nos postos de pedágio. Dados de 2002 mostravam que só no Rio de Janeiro existiam cerca de 110 mil 'tags', utilizadas em 5 rodovias, sendo que 4 integravam os seus serviços.Em São Paulo, aproximadamente 120 mil 'tags' estavam em uso em 15 rodovias, 12 das quais eram integradas.
     O DSRC proposto para uso nas VANETs tem um alcance típio de 1000m, e uma banda que varia entre 6 e 27Mbps.

     A figura a seguir mostra o espectro DSRC:
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     O espectro foi dividido em 7 canais, de 10MHz cada, sendo o canal 178 um canal de controle, utilizado apenas para comunicações de segurança. Os canais dos extremos, 172 e 184, são reservados para futuras aplicações que evitem colisões (collision avoidance) e outras aplicações públicas para segurança em geral.
     A tecnologia DSRC é baseada no padrão 802.11a, ajustado para operações com baixo overhead e para o espectro DSRC. A IEEE o padronizou, no momento como um draft, sob o nome de 802.11p.
     A referência [12] simulou o uso do protocolo DSRC e as analisou nas condições impostas pelas VANETs, sendo a principal delas a elevada velocidade dos nós, encontrado as BERs (Bit error rate) em função da velocidade e do SNR, em uma banda de 12Mbps (média do DSRC), conforme mostrado no gráfico abaixo:

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     Os resultados mostram que o DSRC consegue tratar bem até grandes atrasos, essencialmente por causa do prefixo cíclico bastante longo enviado no começo do quadro.
     Além disso, também percebe-se que com o aumento da velocidade existe um piso irredutível para a BER, não importa quão elevado seja o SNR. Os autores do artigo justificam este fenômeno explicando que, quanto maiores são as velocidades, mais variam as condições do canais dentro de um mesmo canal, embora a estimativa do canal seja feita apenas no começo do quadro, causando os erros.
     O gráfico abaixo mostra a variação da largura de banda do DSRC em função da distância:

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