3.2.3 Roteamento baseado em posição

     Um dos grandes problemas nas MANETs e, por consequência, nas VANETs, é o modo como se fará o roteamento dos pacotes. Nesta seção faremos uma breve introdução aos métodos de roteamento baseado em posição, pois este é um tema bastante extenso, merecedor de um trabalho separado.
     Diversas soluções vêm sendo propostas, mas a mais promissora delas no momento é o roteamento baseado em posição (position-based routing).
     No roteamento baseado em posição, antes de um pacote ser enviado, é necessário conhecer a posição do seu destino. Para conhecer a posição do destino, existem quatro principais métodos. Não entraremos em detalhes sobre estes métodos, por fugir ao escopo deste trabalho, mas os métodos são:
     1) D.R.E.A.M:  Distance Routing Effect Algorithm for Mobility,
     2) Quorum based location service,
     3) Grid Location Service,
     4) Homezone;
     A decisão de redirecionamento do protocolo de roteamento é tomada baseada em duas informações: a posição do destino (que é armazenada no pacote), e as posições dos seus nós vizinhos na rede,   que em geral são conhecidas por broadcasts de um único salto.
     Caso um nó conheça a posição do destino do pacote de forma mais precisa, ele pode alterar a posição escrita no pacote antes de encaminhá-lo.
     Basicamente, existem três tipos de métodos na hora de encaminhar os pacotes, o método guloso (greedy),o de inundação direcional restrita (restricted directional flooding ) e o método hierárquico.
     No caso dos dois primeiros métodos, um pacote é encaminhado para um (guloso) ou mais (inundação restrita) vizinhos que estão mais próximos do nó destino. A seleção do vizinho mais próximo no caso do algoritmo guloso depende dos critérios implementados no algoritmo, e são resumidos na figura abaixo:

graphic

     É óbvio que, caso nenhum nó vizinho esteja mais próximo do destino do que o nó atual, os dois primeiros algoritmos falham, e para este caso existem tratamentos chamados de "Estratégias de recuperação" (Recovery Strategies).
     O método hierárquico tenta agrupar nós para poder tornar o protocolo e roteamento mais hierárquico, e pode usar tanto o método guloso quanto métodos não baseados em posicionamento para encaminhar pacotes em áreas maiores.