Como as VANETs prevêem aplicações voltadas para a gerência do trânsito, alertas
para situações de emergência e, consequentemente, situações que envolvam vidas, a questão
da segurança associada a estas redes é de extrema importância.
Apesar de sua importância, o estudo sobre segurança em VANETs ainda está se
iniciando. A maioria dos artigos e voltam para a pesquisa de uma camada MAC boa o
suficiente, enquanto há poucos sobre segurança, que tratam de situações muito particulares e
limitadas [14]. Por exemplo, é absolutamente necessário garantir que informações relacionadas
a acidentes não possam ser inseridas na rede ou modificadas por um atacante. De forma
similar,o sistema deve certificar-se o máximo possível da confiabilidade de um nó da rede, mas
não pode ferir a sua privacidade.
Levando isto em consideração, a seguir demonstramos alguns dos tipos de ataques que
podem ser praticados em uma VANET:
- Informações Falsas (Bogus Information): Neste ataque, o malfeitor
dissemina informações incorretas na rede, de modo a alterar o
comportamento de outros motoristas e obter ganhos pessoais com isto.
Por exemplo: um atacante pode divulgar informações de acidentes ou
engarrafamentos em uma rua normal de forma que outros motoristas a
evitem e a estrada tenha um tráfego mais leve para o mal-feitor.
- Rastreamento de nós: Neste caso, o mal- feitor pode rastrear outros
veículos na rede através das informações dos serviços de estrada (roadside
services) conectados à rede. No caso, o atacante é passivo.
- Negação de serviço (Denial of service): Um malfeitor simplesmente faz
um jamming no canal, ou inunda a rede com mensagens inúteis, de modo a
derrubá-la.
- Mascaramento: No caso de as VANETs utilizarem algum tipo de
identificação – o que é muito provável -, malfeitores podem utilizar-se de
técnicas para se fazer passar por outros veículos.
- Veículo Oculto: Este ataque baseia-se em uma otimização de um protocolo
de mensagens. Suponha que, para diminuir o número de mensagens
trocadas na rede, um nó que está enviando uma mensagem de alerta (por
exemplo, de um acidente) possa parar de envia-la caso encontre um outro
nó próximo capaz de repassar seu alerta da sua posição atual. Neste caso,
um atacante pode afirmar que está em uma posição melhor para disseminar
o alerta, porém não fazê-lo, ocultando o acidente.
- Ataque do Túnel: Este ataque é um caso particular do ataque número 1.
Sabe-se que dentro de túneis, aparelhos de GPS não funcionam. Neste
ataque, um mal- feitor se aproveita deste fato para enviar informações
incorretas a outros veículos.
Quanto à robustez, protocolos VANET funcionais deverão ser capazes de funcionar em
condiçoes bastante variadas. Nos primeiros anos, a densidade de automóveis equipados com
dispositivos VANET será baixa.
No entanto, uma vez que o sistema ganhe fôlego e penetração no mercado, a quantidade de
veículos dividindo o canal de rádio aumentará e os protocolos deverão poder lidar com esta
situação para que possa haver trocas de mensagens.
Para garantir a confiabilidade da rede, devemos, de alguma foma, determina a confiabilidade
dos seus nós. Como citado na seção de segurança, esta é uma tarefa complexa, por
potencialmente invadir a privacidade dos condutores.
Além disso, um ataque de negação de serviço como o descrito acima é sempre possível, de
modo que é difícil garantir a robustez do sistema.