4. Segurança

Como as VANETs prevêem aplicações voltadas para a gerência do trânsito, alertas para situações de emergência e, consequentemente, situações que envolvam vidas, a questão da segurança associada a estas redes é de extrema importância.
Apesar de sua importância, o estudo sobre segurança em VANETs ainda está se iniciando. A maioria dos artigos e voltam para a pesquisa de uma camada MAC boa o suficiente, enquanto há poucos sobre segurança, que tratam de situações muito particulares e limitadas [14]. Por exemplo, é absolutamente necessário garantir que informações relacionadas a acidentes não possam ser inseridas na rede ou modificadas por um atacante. De forma similar,o sistema deve certificar-se o máximo possível da confiabilidade de um nó da rede, mas não pode ferir a sua privacidade.
Levando isto em consideração, a seguir demonstramos alguns dos tipos de ataques que podem ser praticados em uma VANET:
      • Informações Falsas (Bogus Information): Neste ataque, o malfeitor dissemina informações incorretas na rede, de modo a alterar o comportamento de outros motoristas e obter ganhos pessoais com isto. Por exemplo: um atacante pode divulgar informações de acidentes ou engarrafamentos em uma rua normal de forma que outros motoristas a evitem e a estrada tenha um tráfego mais leve para o mal-feitor.
      • Rastreamento de nós: Neste caso, o mal- feitor pode rastrear outros veículos na rede através das informações dos serviços de estrada (roadside services) conectados à rede. No caso, o atacante é passivo.
      • Negação de serviço (Denial of service): Um malfeitor simplesmente faz um jamming no canal, ou inunda a rede com mensagens inúteis, de modo a derrubá-la.
      • Mascaramento: No caso de as VANETs utilizarem algum tipo de identificação – o que é muito provável -, malfeitores podem utilizar-se de técnicas para se fazer passar por outros veículos.
      • Veículo Oculto: Este ataque baseia-se em uma otimização de um protocolo de mensagens. Suponha que, para diminuir o número de mensagens trocadas na rede, um nó que está enviando uma mensagem de alerta (por exemplo, de um acidente) possa parar de envia-la caso encontre um outro nó próximo capaz de repassar seu alerta da sua posição atual. Neste caso, um atacante pode afirmar que está em uma posição melhor para disseminar o alerta, porém não fazê-lo, ocultando o acidente.
      • Ataque do Túnel: Este ataque é um caso particular do ataque número 1. Sabe-se que dentro de túneis, aparelhos de GPS não funcionam. Neste ataque, um mal- feitor se aproveita deste fato para enviar informações incorretas a outros veículos.

     Quanto à robustez, protocolos VANET funcionais deverão ser capazes de funcionar em condiçoes bastante variadas. Nos primeiros anos, a densidade de automóveis equipados com dispositivos VANET será baixa.
     No entanto, uma vez que o sistema ganhe fôlego e penetração no mercado, a quantidade de veículos dividindo o canal de rádio aumentará e os protocolos deverão poder lidar com esta situação para que possa haver trocas de mensagens.
     Para garantir a confiabilidade da rede, devemos, de alguma foma, determina a confiabilidade dos seus nós. Como citado na seção de segurança, esta é uma tarefa complexa, por potencialmente invadir a privacidade dos condutores.
     Além disso, um ataque de negação de serviço como o descrito acima é sempre possível, de modo que é difícil garantir a robustez do sistema.