10. Perguntas
  • Cite 3 métodos de esteganografia.

Podemos citar os de tinta invisível, Bit Menos Significativo, Joio e Trigo, Esteganografia BPCS, Cifra Nula, etc.
  • Dentre os métodos, qual o mais em uso atualmente? Por quê?
Dentre todos os métodos citados, podemos dizer que o mais utilizado atualmente é o de substituição do Bit Menos Significativo. Isso se deve ao dele lidar com imagens digitais para esconder mensagens, e atualmente, com a web, temos disponibilidade de expor imagens quando e como quisermos para o mundo todo. Se pensarmos na possibilidade de que essas mensagens podem armazenar mensagens secretas, podemos entender porque esse método vem sendo usado inclusive para fins terroristas.
  • Como a técnica de Huffman ajuda no método do Bit Menos Significativo?
A técnica de compressão de Huffman usa menos bits para os caracteres mais utilizados e mais bits para os menos utilizados no texto. Se aliarmos isso à técnica de substituição do Bit Menos Significativo, poderemos gravar textos maiores do que no caso onde simplesmente gravamos o texto em sua forma original.
  • Quais as principais diferenças entre Esteganografia e Criptografia?
A principal diferença é que na criptografia sabemos que a mensagem existe, mas não sabemos o que ela quer dizer. Na esteganografia, não sabemos se a mensagem existe, já que uma lista de compras pode ser uma simples lista ou uma mensagem esteganografada com um texto de cobertura.
Outra grande diferença entre os dois métodos é a facilidade de uso da esteganografia, que se assemelha quase a uma brincadeira. Porém, o uso de uma boa criptografia vai além de uma mera substituição de caracteres – ela envolve algoritmos computacionais complexos.
  • O que é “Carga Útil”?
É a massa de dados que se possui para a realização da análise. Se tomarmos como exemplo um website, a “carga útil” seria a diferença entre um histórico de interfaces que sabemos que estão “limpas” e a interface atualmente usada.