3. Reconhecimento de Retina      << Anterior | Página inicial | Próximo >>
3.1 Funcionamento (Quarta Parte)
    A tecnologia descrita anteriormente possui algumas melhorias já realizadas, entre elas o fato de se utilizar uma fonte de luz monocromática verde de intensidade forte o suficiente para obter um bom resultado refletido, fazia com que a pupila se contraísse, impedindo que parte da luz chegasse a retina prejudicando o escaneamento. A solução para o fato foi adotar uma fonte luminosa que usasse algo que não estivesse no espectro da luz visível, como é o caso do infravermelho, uma fonte luminosa incandescente com filamento de tungstênio com um filtro que só permite a passagem dos raios infravermelhos é comumente utilizada. Isso faz com que a pupila não se contraia durante o escaneamento.
    Outra melhoria efetuada é que se passou a utilizar no lugar de diversas fontes luminosas distintas, uma única, e o escaneamento é feito com o auxílio da refração de uma lente ou pela reflexão de um espelho. Dessa forma, são capturados os dados de 256 posições distintas dispostas em um único círculo igualmente espaçadas.
    Um fator de extrema importância para que o escaneamento seja possível e que não foi detalhado anteriormente é a questão do alinhamento, pois para que o escaneamento seja efetuado no entorno do local onde se encontra o nervo ótico, é preciso que o equipamento esteja devidamente alinhado com o eixo da visão do usuário. Esse alinhamento é obtido através da fóvea, pois como dito anteriormente, ela é o local por onde passa o eixo central da visão da pessoa.
    Para conseguir isso, podemos solicitar ao usuário que alinhe determinadas figuras visíveis no local onde o escaneamento será feito. Por exemplo, em um dos mecanismos de alinhamento usados pela Eyedentify, é solicitado que o usuário torne no seu campo visual diversos círculos concêntricos dessa forma conseguindo o alinhamento necessário entre o eixo do equipamento e o eixo visual do usuário, assim basta realizarmos o escaneamento a aproximadamente 15,5 graus abaixo da fóvea. As imagens dos círculos são produzidas a partir de uma única fonte luminosa, produzindo outras imagens da mesma fonte em pontos diferentes dispostos sobre um mesmo eixo através de uma simples disposição de espelhos. É desse modo que ao alinhar os pontos, ao olhar de determinado ângulo os mesmos estarão dispostos um atrás do outro. Se tratando de uma fonte luminosa circular vemos círculos que ao atingirem o alinhamento, na visão do indivíduo, estarão concêntricos, determinando que os olhos do usuário estão corretamente alinhados, prontos para o escaneamento.