UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELETRÔNICA E DE COMPUTAÇÃO
Gerência de Redes - Simple Network Management Protocol (SNMP)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO


SNMP (Simple Network Management Protocol), ou Protocolo Simples de gerenciamento de Redes. Opera na camada de aplicação dos modelos OSI (Interconexão de Sistemas Abertos) e do protocolo TCP/IP (Protocolo de controle de transmissão/Protocolo de Interconexão). O SNMP foi definido pela primeira vez em agosto de 1988 pela RFC (Requisição de mudança) 1067, que trata-se de um conjunto de especificações usadas para padronizar os protocolos utilizados na internet. Atualmente existem aproximadamente 16 RFC's usadas para definir os padrões das três versões existentes (SNMPv1, SNMPv2 e SNMPv3) e dezenas de RFC's obsoletas que foram atualizadas ao decorrer dos anos.

O SNMP agrupa os diversos elementos de uma rede (Roteadores, Switches, servidores e outros) de tal forma que uma aplicação executada sobre o protocolo e capaz de monitorar e controlar os componentes da rede.

Objetiva-se com o gerenciamento de rede através do SNMP, antever possíveis imprevistos que possam vir a ocorrer, para alcançar esse objetivo é necessário que através da utilização do protocolo, sejamos capazes de diminuir a complexidade da rede.

O SNMP basicamente funciona através da troca de mensagens entre os agentes – presentes nos elementos de redes – e as estações de gerenciamento, onde deve residir a aplicação de controle SNMP.

Existem algumas aplicações que monitoram e analisam os elementos da redes, essas aplicações são capazes de gerar gráficos e relatórios de desempenho além de disparar gatilhos capazes de alertar aos administradores para que os mesmos possam agir imediatamente.

Em dezembro de 2002 foi publicado a RFC 3410, definindo o padrão do SNMPv3 onde o principal foco foi a integração de métodos mais confiáveis para garantir a privacidade, autenticação e o controle de acesso, deficiência encontrada nas versões anteriores do protocolo.