Este trabalho tem por objetivo ser apresentado como parte da avaliação da disciplina Redes de Computadores I, oferecido pelo professor Otto Muniz Bandeira Duarte, Dr Ing., como disciplina obrigatória do Curso de Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Para uma leitura mais fluida, recomenda-se que o leitor siga a ordem dos menus acima, lendo, dentro de cada aba, todos os itens de cima a baixo e seguindo para o tema ao seu lado direito. O trabalho segue uma linha de raciocínio baseada nessa arquitetura.
A escolha do tema se deu através da seleção de temas atuais, bastante difundidos e ainda pouco explorados no ambiente das redes de computadores e computação. A escolha do estudo do Big Data se deu pelo interesse de pesquisa nessa área que possui um futuro promissor de atuação dos novos Engenheiros formados. Um estudo completo dessa temática é bastante amplo e tomaria um grande tempo se explorasse todos os aspectos do tema. Os integrantes optaram, pois, por discorrer sobre como o Big Data está se tornando um fator-chave na estrátegia de mercado das empresas.
Este trabalho visa a demonstrar e correlacionar o conhecimento de Big Data com a estratégia no ambiente corporativo e as aplicações nos processos de planejamento estratégico e gestão estratégica das empresas. Conceitua as novas tecnologias do conjunto denominado Big Data elencando os mesmos com os conceitos de estratégia corporativa, que fomenta ao gestor uma necessidade de qualificação e domínio dessas novas tecnologias. Por fim, serão apresentados casos reais de empresas que utilizaram o poder de Big Data & Analytics para alavancar seus negócios.
Integrantes: Adriana Sodré Del Prá Netto, Evandro Pioli Moro e Fernanda Folly Ferreira.