Perguntas

  1. O que é considerado um ataque de Engenharia Social?
  2. R: Refere-se a um tipo de um ataque que faz uso da manipulação do psicológico do ser humano, cujo objetivo principal do atacante é o persuadir, por meio de determinadas ações, a lhe fornecer informações confidenciais.

  3. Explique sucintamente por que é importante entendermos sobre phishing.
  4. R: É importante pois trata-se de um dos tipos mais frequentes de ataque, e de uma ameaça diária na rede, sobretudo no Brasil. É normal vermos phishing acontecendo todo dia, e é necessário entendê-lo para nos protegermos.

  5. Qual a principal diferença do social phishing para as demais técnicas e por que ela é tão efetiva?
  6. R: Social phising implica um estudo prévio do alvo, e portanto difere-se dos outros pelo conhecimento da vítima e direcionamento do ataque. Ao explorar estas informações, o atacante pode tornar sua abordagem muito mais efetiva, passando-se por um parente, amigo, etc.

  7. Diga o motivo de ser impossível catalogar todos os meios em que o phishing pode ser realizado.
  8. R: Isso acontece porque o phishing não é necessariamente atrelado a algum meio específico. Pelo contrário, quanto mais novo e inesperado for o meio utilizado, mais eficiente tende a ser o ataque. Portanto, a todo momento surgem novos lugares e não existe como prever e catalogar todos.

  9. Cite e explique rapidamente pelo menos duas formas de prevenção.
    • Atualização: manter sempre pelo menos o navegador e sistema operacional atualizados, para evitar exploits de bugs e vulnerabilidades.
      Desconfiança: sempre desconfiar e verificar e-mails ou mensagens que solicitem informações de cunho pessoal. Antes de prover qualquer resposta, checar imperfeições ou sinais de falsificação do meio.